Segurança do trabalho
Por: kcbn • 26/3/2016 • Dissertação • 497 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
TAREFA 2.2
Redija um texto de 30 a 45 linhas se posicionando sobre as teses e conteúdos colocadas na reportagem da Revista Proteção de autoria deste tutor
Segundo o autor do referido texto, as empresas que investem na Segurança e Saúde Ocupacional, pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília revelam que algumas empresas entendem que a CAT estimulam o erro por ser caracterizado em típico, trajeto ou doenças. Porem, o NTEP que estabeleceu a existência de uma relação entre as lesões e os agravos e as atividades desenvolvidas pelo trabalhador, e do FAP –Fator Acidentário de Prevenção, sendo eles “um complemento” da CAT visando o bem estar do trabalhador e das empresas, criando assim uma visão mais abrangente quanto a saúde do trabalhador.
Hoje para que um trabalhador comum se aposente, é necessário que homens trabalhem 35 anos e mulheres 30 anos, mas como continuidade a UnB esta em pesquisa para aposentadoria especial de acordo com a exposição a uma serie de riscos, porem, esses riscos ainda não foram estudados do ponto de vista cientifico. O autor se refere a paradoxo arriscado o fato de que há uma ideia errônea de combater o risco, mas o empreendedorismo é um risco necessário e algumas pessoas lutam para combater os riscos. A sugestão é que tenhamos pensamentos e atitudes sustentáveis para crescimento respeitando é claro os riscos e benefícios propostos nessa atitude, fugindo da mesmice que lidamos diariamente.
O trabalhador deveria ser tratado como “patrimônio” que devemos zelar, as empresas fazem um investimento em qualidade que ainda são precários, pois acreditam sem um gasto muito alto. A proposta seria fazer do trabalhador a quintessência, que faria com que as engrenagens da maquina humana tivesse qualidade impar, enxergar o ser humano como um elemento transcendental patrimonial. A realidade da SST hoje é vista como ultrapassada, até mesmo inconstitucional, pois a norma atual explicitamente colocou outra ordem, a Saúde faz parte do tema Saúde e não do tema trabalho.
O NTEP é considerado uma reconfiguração conceitual. O autor diz que essas adequações repercutirá positivamente aos bons empresários e visionários, valorizando o trabalhador e assim trazer maior produtividade as empresas. É preciso quebrar os paradigmas previsto até mesmo pelo INSS de que so existem três tipos de acidentes de trajeto, ou é doença ou é típico, temos uma gama de sete diferentes possibilidades de ferir a integridade do trabalhador, podendo assim ser chamados de acidentes de trabalho por lesão corporal, por lesão do trabalho com causa, lesão profissional. Precisa-se perder a ideia de que só é considerado acidente quando o sangue jorra. O autor trata os EPI’s com importância, porem deveria ficar na pagina mil de um empregador que realmente investe no trabalhador, sem diminuir sua importância. A CAT tem como proposta de melhoria a mudança para NAST(Notificação de Agravos a Saúde do Trabalhador) para adequação de todas os fatores que causam o adoecimento do trabalhador.
Podemos concluir que a empresa que tratar o trabalhador devidamente capacitado como “maquina principal” para os lucros, o sucesso do empreendedorismo será garantido.
...