TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela Parasitologia

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

DOENÇA

AGENTE ETIOLOGICO

VETOR

FASE DO CICLO INFEC. HOMEM

FASE INF. INSETO/HOSP. INTER.

HOSPEDEIRO DEF. e/ou INTER.

LOCAL QUE PARASITA

TRANSMISSÃO

PROFILAXIA

CICLO BIOLOGICO

Amebíase

Entamoeba histolytica

X

Cistica

X

Homem

Intestino grosso

Oral / fecal

Lavar as mãos corretamente, tomar água filtrada, lavar bem os alimentos antes de ingeri-los

Ciclo evolutivo monoxênico,  infecção é fecal-oral, desencistamento ocorre na porção final do intestino delgado, desprendendo os trofozoítos que passam a viver como comensais e a reproduzir-se por divisão binária. Os trofozoítos tornam-se patogênicos e invadem a parede intestinal, alimentando-se de células da mucosa e de hemácias, que permanecem no intestino sob a forma comensal reduzem o seu metabolismo, armazenam reservas energéticas e secretam uma parede cística ao seu redor, formando os cistos, que são eliminados através das fezes. Dentro do cisto o parasito realiza divisão binária formando quatro novos indivíduos que desencistam quando chegam ao intestino de um novo hospedeiro.

Giardiase

Giardia lamblia

X

Cistica

X

Homem

Intestino delgado, principalmente em segmentos de duodeno e jejuno

Oral / fecal

 ingestão somente de água filtrada, saneamento básico, lavar bem as mãos após utilizar o banheiro, lavar em água corrente e higienizar frutas, legumes e verduras.

Ingestão do cisto, no duodeno ele deixa de ser cisto e passa para sua forma ativa, o trofozoíto, que tem proteínas de adesão às células da mucosa , que colonizam o intestino delgado, fazendo diversas divisões binárias, podendo assim causar uma inflamação na mucosa intestinal. Alguns trofozoítos transformam-se em cistos, que são formas resistentes mas inativas, que são arrastadas e excretadas com as fezes. No exterior, os cistos resistem por algumas semanas até aproximadamente 2 meses.

Balantidíase

Balantidium coli

X

Cistos

Porco

Homem

Intestino grosso

 Contato direto com intestinos ou fezes de porco

Higienização correta das mãos e dos alimentos, do pleno cozimento de alimentos, da fervura ou filtração da água, do tratamento dos doentes e de porcos

Ingestão de cistos através de água ou alimentos, ocorre o desencistamento no intestino delgado. No intestino grosso transforma-se em Trofozoítas. Reproduz-se por divisão binária e encistamento. A eliminação de cistos ocorre nas fezes até achar um hospedeiro para seguir o ciclo.

Trichomoniase

Trichomonas vaginalis

X

Trofozoito

X

Homem

Vagina das mulheres e canal urinário o homem

Relação sexual sem camisinha

Uso de preservativo e não compartilhamento de roupas intimas,toalhas,, etc.

Trichomonas vaginalis presente no trato baixo genital na mulher ou uretra e próstata no homem. multiplicação, como em todos os tricomonadídeos, se dá por divisão binária longitudinal, e a divisão nuclear é do tipo criptopleuromitótica, sendo o cariótipo constituído por seis cromossomos. X formação de cistos. É transmitida entre humanos, sendo este o único hospedeiro conhecido . É transmitido durante o ato sexual e através de fômites, já que o protozoário pode sobreviver durante horas em uma gota de secreção vaginal ou na água. O trofozoíto alimenta-se de açúcares em anaerobiose e produz ácidos que irritam a mucosa vaginal. Período de incubação de 3-20 dias, já os sintomas aparecem entre três e nove dias após o contato com o parasito

Leishmaniose visceral

Leishmania chagasi

Mosquito palha

Promastigotas flageladas

Promastigota metacíclico

Homem /  Mosquito palha

Livre no sangue

Picada do mosquito

Raepelentes e roupas de manga comprida , os ca~es devem usar coleira repelentes

O mosquito palha fémea, da familia dos flebotomíneos, é o vetor transmissor do protozoário Leishmania chagasi para os hospedeiros, dentre eles destacam-se os cães e o homem. Através da picada, são inoculados parasitas na forma Promastigota os quais invadem os macrófagos. No ambiente intracelular, o parasita assume a forma amastigota (sem flagelo) e inicia uma replicação binária (assexuada). Quando as células rompem, são liberados promastigotas os quais podem jnfectar novos macrófagos ou inocular um mosquito palha, fechando o ciclo. No interior do mosquito palha, o Leishmania também realiza reprodução assexuada, alternando entre amastigota e promastigota.

Doença de Chagas

Trypanosoma cruzi

Barbeiro

Tripomastigota metaciclica

Tripomastigota

Homem

Intestino grosso (os cólons)

Fezes do inseto (pela coceira da picada ou masserado/presença do parasita  em alimentos)

 Melhoria das condições de habitação da população rural.
- Controle de insetos transmissores.
- Inspeção do sangue utilizado para transfusões.

 Ao picar o homem, o inseto defeca próximo ao local da picada. A saliva do barbeiro provocará uma reação alérgica, o que fará com que a pessoa coce o local, e carregue junto as fezes do vetor. Nas fezes, há o tripomastigota metacíclico, que ao cair na corrente   sanguínea, é chamado de tripomastigota.
  O tripomastigota permanece por pouco tempo circulante no sangue, e logo ataca células. Ao entrar nas células, este perde seu flagelo e transforma-se em amastigota.
  Os amastigotas sofrerão agora divisão binária, ocasionando lise celular. O produto dessa reprodução cairá novamente no sangue, na forma de tripomastigota, e podem atacar outras células, ou serem absorvidos por um novo inseto, através da picada.
 No barbeiro, os tripomastigotas serão transformados em epimastigotas no intestino, e sofrerão novamente divisão binária, formando tripomastigotas metacíclicos, que serão liberados pelas fezes formadas do Triatoma, em uma nova picada, reiniciando o ciclo.

Toxoplasmose

Toxoplasma gondii

X

Esporozoítos ativados em taquizoítos se forem ingeridos pelo hospedeiro intermediário (homem)

Cistos

Gato / Homem

Músculos e sistema nervoso central

Fezes de gatos/ felídeos infectados

Aconselhado consumir apenas carne bem cozida e frutas e legumes lavados. Lavar as mãos correta,mente  e evitar contato com gatos e sua areia.

 FASE SEXUADA:
       No gato, que é o hospedeiro definitivo: inicia quando um gato ou outro felídeo ingere oocistos, cistos ou trofozoítos, que se desenvolverão no epitélio intestinal do gato.   Por esquizogonia os esporozoítos ou trofozoítos darão origem a esquizontes e merozoítos.   Estes últimos formam o macro e o microgameta, respectivamente.   Unem-se os dois e surge o ovo ou zigoto que por processo complexo forma o oocisto.   Rompe a célula parasitada e são eliminados com as fezes do gato.   No meio externo, o oocisto amadurece e forma 2 esporocistos com 4 esporozoítos.

   FASE ASSEXUADA:
       Ocorre num hospedeiro suscetível (homem, cão e aves).   Este hospedeiro intermediário, ingerindo ou entrando em contato com trofozoítos, ficará infectado.   Cada trofozoíto entrará numa célula e se reproduzirá intensamente, até o rompimento da mesma.   Há liberação de trofozoítos e disseminação para outros tecidos através do sangue  e linfa até que a imunidade apareça, diminuindo o número de parasitos e surgindo os cistos que caracterizam a fase crônica e permanecem em latência até a reagudização da doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com