Trabalho
Por: cantanhede • 26/9/2015 • Trabalho acadêmico • 299 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Das qualidades indispensáveis ao melhor desempenho de professoras e professores progressistas
O texto nos fala das qualidades do educador, o que vimos no filme, Sociedade dos poetas mortos, um educador sábio com pensamentos e ideologias.
A humildade nos ajuda a reconhecer atitudes óbvias: ninguém sabe tudo, e o educador que o filme retrata repassa essa humildade mostrando aos seus alunos a forma de pensarem com igualdades, em busca de seus sonhos e objetivos. Além disso, o educador mostra sua coragem com seus pensamentos absurdos, mas humano. Levando á serio os seus ensinamentos com tolerância ao ouvi-los e procurar entende-los, até mesmo quando foi julgado pelos pais de seus alunos, observando com paciência a tamanha falta de tolerância em relação aos pais, é da ignorância diante sua forma de ensino.
A segurança e responsabilidade são atitudes fundamentais para que o educador repasse seu ensinamento de forma clara, e que tenha total segurança do que estará fazendo e o porquê esta fazendo.
Além disso, todo e qualquer educador necessita compreender e ter consciência de seus direitos e deveres, e para que esses direitos sejam reconhecidos e respeitados, é preciso que cada um desses educadores, lute por eles. No filme, observamos que o educador, mesmo sabendo que iria ser julgado e condenado, transmitiu aos seus alunos o conceito e a prática sobre DEMOCRACIA: o direito de se expressar, pensar, e agir.
A relação de humildade e amorosidade estão bastante interligadas. No filme, observamos que o professor tinha a humildade de se relacionar com os alunos, e para complementar essa sua atitude, ele tinha amor pelo o que fazia, e pelos os conhecimentos em que era repassado. Ou seja, o educador tinha amorosidade não só com seus alunos, mas assim com também tinha amor pelo processo de ensinar.
...