Tricotomia
Por: marlifnunes • 20/11/2015 • Dissertação • 428 Palavras (2 Páginas) • 810 Visualizações
“Tricotomia pré-operatória: aspectos relacionados à segurança do paciente”.
Lima Gebrim, Cyanéa Ferreira Melchior, Lorena Morena Rosa, Menezes Amaral, Neyuska Soares Barreto, Regiane Aparecida Santos, Prado Palos, Marinésia Aparecida
“Os procedimentos cirúrgicos são utilizados com a finalidade de aliviar incapacidades e reduzir o risco de morte causado por alguns agravos à saúde. No entanto, há exposição do paciente a inúmeros riscos por possíveis falhas humanas e/ou sistêmicas as quais podem causar danos consideráveis e alguns irreparáveis”.
O artigo "Tricotomia pré-operatória: aspectos relacionados à segurança do paciente" trata-se de um estudo feito através da análise de 700 prontuários de pacientes que foram submetidos a "cirurgia limpa" no período de 2008 a 2010, sendo que o objetivo do estudo é apontar caminhos para a cirurgia segura.
De acordo com o que foi analisado os procedimentos cirúrgicos são utilizados para reduzir o risco de morte devido a alguns agravos a saúde, mas o que foi encontrado foram a exposição do paciente a situações de risco a saúde do mesmo como, por exemplo, a infecção do sítio cirúrgico. Em nosso país é a segunda causa mais frequente de evento adverso em ambientes de saúde, elevando o tempo de internação dos pacientes de sete a nove dias.
Devido a tantas situações que coloca em risco a saúde do paciente, a Aliança Internacional buscou por mecanismos de proteção aos usuários dos serviços de saúde, como a elaboração de normas e praticas focadas na segurança do paciente.
A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) montou uma lista com nove indicadores de processo para a prevenção da infecção do sítio cirúrgico, nesses indicadores a tricotomia no pré-operatório está inserida como um elemento que pode interferir na qualidade da assistência ao paciente no perioperatório.
O método da tricotomia é a remoção de pelos da área ao redor da incisão operatória com auxilio de dispositivos cortantes, na fase pré-operatória. As inconformidades na realização desse procedimento podem resultar em infecção do sítio cirúrgico. É necessário que a opção pela tricotomia seja avaliada com muito critério e quando necessário deve ser realizada até duas horas antes da cirurgia. Por outro lado, a decisão pela tricotomia deve ser feita através de protocolos que visem a segurança do paciente.
O que o estudou apontou foi que o método da tricotomia demonstrou inconformidade com os princípios da cirurgia segura, sendo este, um caminho para a taxa de infecção apontada no estudo. “Os resultados das análises evidenciaram a necessidade de mudanças e mais investimentos na política organizacional do serviço, a fim de que, profissionais de saúde e gestores, incorporarem os princípios da cirurgia segura em conformidade com a Organização Mundial de Saúde”.
...