Wanda de Aguiar Horta
Por: ebramos • 10/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 813 Palavras (4 Páginas) • 1.539 Visualizações
[pic 2]
WANDA DE AGUIAR HORTA
ERIKA BRITO R. OLIVEIRA RA: 7082556181
ELISÂNGELA DE SOUSA RA: 7479697439
GILCILENE QUEIROZ RA: 6451326434
JONAS DOS SANTOS SILVA RA: 7632731370
SIMONE CRISTINA DAGUANO RA: 6248227467
ANHANGUERA EDUCACIONAL
2015
WANDA DE AGUIAR HORTA
Trabalho desenvolvido para a disciplina Processo do Cuidar IV, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Sergio Alves de Morais.
ANHANGUERA EDUCACIONAL
2015
INTRODUÇÃO
Teorista que visava um tratamento único e integral, cuidando de cada paciente como um todo, “mente, corpo e espírito”, procurando compreender suas necessidades e planejando um cuidado específico.
Para Wanda Horta a enfermagem era a arte de assistir o ser humano em suas necessidades básicas, procurando uma compreensão do profissional e do paciente a ser cuidado para que assim desenvolva um estado de equilíbrio promovido pela enfermagem, proporcionando o estímulo e promovendo o auto- cuidado.
Baseou-se na Teoria de Abraham Maslow, para relatar que a enfermagem é um serviço prestado ao indivíduo visando o atendimento de suas necessidades básicas, dessa maneira, contribuindo para mantê-lo em equilíbrio no tempo e espaço, revertendo desequilíbrio em equilíbrio.
BIBLIOGRAFIA
Wanda de Aguiar Horta foi uma professora notável que introduziu conceitos de Processo de Enfermagem no século passado, depois dela os pacientes passou a ser tratados como seres humanos com sentimentos e emoção.[pic 3]
Nasceu em 11 de agosto de 1926, em Belém do Pará, pertencia a uma família cujo valores que julgava fundamental era a educação dos filhos, e pertencia a uma família patriarcal, tinha como rotina pedir benção do pai e da mãe, cada um sabia do seu dever e tudo era tratado na presença do pai ou da mãe.
Cursou em 1948 a Escola de Enfermagem na Universidade de São Paulo.
No dia 17 de dezembro de 1953, casou-se com Luís Emílio Horta, em São Paulo, tendo o seu sobrenome em sua assinatura, Wanda Aguiar Horta.
Nesse mesmo ano deu continuidade aos seus estudos recebeu o diploma Licenciada em História Natural pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Paraná e Pós- Graduada em Pedagogia e Didática aplicada à Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
Fez Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Ana Néri da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a tese: “A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos”.
Elaborou um memorial que foi entregue à Universidade de São Paulo, após sua aprovação recebeu título de professor adjunto.
Era poliglota: além do francês que aprendeu com a mãe, tinha o inglês e espanhol.
Foi através dela que surgiu o Processo de Enfermagem no Brasil, aplicada a teoria das necessidades humanas básicas, para avaliar o estado de saúde do paciente.
TEORIAS
Foi a única teorista de Enfermagem Brasileira, e trabalhou com duas vertentes:
- Necessidades Humanas Básicas.
- Homeostase ou Hemodinâmica, no equilíbrio.
Wanda de A. Horta embasou-se na teoria de Abraham Maslow, e a partir daí desenvolveu as necessidades humanas básicas, introduzindo um conceito de sistematização, ou seja, ações sistematizadas e inter-relacionadas que visam assistência ao ser humano, que foi considerada um modelo teórico mais conhecido e é utilizado até hoje.
...