A ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Por: cryslu • 31/10/2022 • Trabalho acadêmico • 697 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
DISCIPLINA: ATENÇÃO FARMACÊUTICA
PROFESSOR: JOÃO PAULO GUEDES
ALUNA: JOSEFA CRISTIANE DA SILVA ALVES
MATRICULA: 201851367951
casos clínicos
1.O paciente L.S.M. 58 anos, veio até a farmácia de seu bairro aferir a pressão arterial pois estava sentindo dor de cabeça, 160 x 120 mmhg, o mesmo relatou que faz uso do captopril há mais de 15 anos e que se “dar” muito bem com ele. Na entrevista farmacêutica foi relatado que ele toma a medicação em jejum junto com o hidróxido de aluminíno para não sentir azia, segundo o mesmo relatou. Qual orientação o farmacêutico pode dar?
Devido ao muito tempo de uso desse medicamento o organismo do paciente pode ter se tormado resistente a ele, o que faz com que o seu efeito diminuam.
Vendo isso o paciente deve procurar seu médico para que ele passe outro medicamento para ele.
2.O paciente S.L.M. faz uso de sivastantina e vem a farmácia a procura de um antinflamatório para dor de coluna lhe indicaram (amigos) Torsilax ® esse medicamento é recomendado para o paciente? Por quê?
Sim o paciente pode fazer uso desse medicamento pois o Torsilax é indicado para restrições de movimentos e eventual presença de sinais inflamatórios por exemplo a dor de coluna.
3. O paciente C.B.G. , 45 anos, faz uso do antidepressivo fluoxetina para depressão e numa consulta com farmacêutico relatou que está com dificuldades para ter relações sexuais com sua esposa. A fluoxetine pode estar causando essa disfunção erétil? Qual a orientação que o farmacêutico pode dar para o paciente?
Sim a fluoxetina pode causar disfunção erétil (impotência). Nesse caso o paciente deve ser orientado a ir ao seu médico para sugerir a troca do seu medicamento.
4. O paciente P.G. faz uso regular, prescrito pelo médico, de Sildenafila e procura uma farmácia para comprar Sinvastantina , recentemete receitado pelo médico do USF,e pede para conversar com o farmacêutico para saber se existe algum problema em utilizar os medicamento?
Não há contra indicações em fazer uso dos dois medicamentos, então o paciente pode sim fazer uso desses medicamentos.
5. B.V – 48 anos de idade, hipertenso, começou a fazer uso de captopril 1 x ao dia pela manhã. Obteve melhora do controle da P.A. Porém começou a apresentar Tosse seca improdutiva. Caracterize que tipo de PRM é esse e qual intervenção o farmacêutico faria.
A tosse seca e um dos efeitos colaterais desse fármaco, o indicado ao paciente procurar seu médico para avaliação e uma possível substituição da medicação, se esse for o caso.
6. • M.T.A – 55 anos de idade, hipertenso, começou a fazer uso de captopril 1 x ao dia pela manhã . Não obteve melhora do controle da P.A. Ele sempre fazia uso do captopril com alimento. Caracterize que tipo de PRM é esse e qual intervenção o farmacêutico faria?
O uso do captopril junto com alimento está fazendo com que sua absorção seja diminuída, perdendo seu efeito. O paciente deve ser orientado a fazer uso do captopril pela manhã 1 hora antes das refeições .
7. • J.S.T – 30 anos de idade, hipertenso, começou a fazer uso de Losartana 1 x ao dia pela manhã e Espirinolactona 1 x ao dia após o almoço. Obteve melhora do controle da P.A. Porém começou a apresentar dor ao tocar no peito e perceber como se eles estivessem inchados. Caracterize que tipo de PRM é esse e qual intervenção o farmacêutico faria?
...