A Diferenciação Celular
Por: Ju98 • 17/3/2017 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 803 Visualizações
Cada indivíduo adulto já foi inicialmente uma única célula ovo ou zigoto e sua condição pluricelular deu origem a sucessivas mitoses (aumento de volume das células para crescimento do corpo), diferenciação (diversidade celular), e morfogênese (organiza as células diferenciadas em tecidos e órgãos).
O processo de diferenciação inclui a ativação de genes específicos. Enquanto alguns genes têm sua ativação dependente do processo de ativação, outras devem estar ativas em todas as células do corpo.
A diferenciação celular ocorre quando uma única célula consegue se dividir e produzir células diferenciadas no organismo, esse processo é chamado de totipotente. Geralmente são células tronco que tem esse potencial, elas podem formar um ser completo.
A primeira diferenciação acontece quando o embrião apresenta cerca de 100 células, formando um blastocisto. Desse modo as células que estão na parte externa passam a ser responsáveis pela formação dos anexos embrionários, e ao mesmo tempo as células que permaneceram na parte interna se transformam em células tronco pluripotente, que formam todos os tecidos, porém não formam um ser completo.
Ainda há muitos estudos sendo desvendados pela ciência, o que se sabe, é que com o desenvolvimento do embrião, as células começam a diferenciação nos tecidos (adiposo, muscular, ósseo, sanguíneo e nervoso).
As células tronco adultas são encontradas em várias áreas do corpo, um dos locais mais importantes que estão situadas é na medula óssea, pois tem a função de transformar diferentes tipos de células do sangue para suprir a necessidade de sangue novo. O corpo é que sinaliza a medula óssea para produzir mais ou menos para manter as proporções adequadas.
...