A Farmacologia
Por: Samantha Carvalho • 12/4/2019 • Abstract • 661 Palavras (3 Páginas) • 285 Visualizações
INTRODUÇÃO
A principal função do rim consiste na excreção de produtos de degradação, como ureia, ácido úrico e creatinina. Durante essa atividade, o rim desempenha a função de regular o conteúdo de sais e eletrólitos e do volume do líquido extracelular, além de desempenhar algum papel no equilíbrio ácido-básico.
O grupo mais importante de fármacos utilizados em virtude de seus efeitos sobre os rins são os diuréticos. Essas drogas aumentam a excreção de sais e água. São utilizados principalmente na terapia da insuficiência cardíaca e de outras causas de retenção de sais e água; também possuem outra indicação importante no tratamento da hipertensão.
As drogas também podem ser utilizadas para alterar o pH da urina ou para modificar a excreção de alguns compostos orgânicos, como o ácido úrico.
ALÇA DE HENLE
A alça de Henle tem atividade importante na regulação da osmolaridade da urina, e por conseguinte, na regulação do equilíbrio osmótico como um todo. É o segmento do néfron que vem logo após o túbulo contorcido proximal e consiste numa porção descendente e outra porção ascendente, tendo a porção ascendente segmentos espessos e delgados.
O ramo descendente é altamente permeável a água, que sai passivamente sob a influência de forças osmóticas. O ramo ascendente possui permeabilidade muito baixa a agua, no segmento espesso desse ramo, ocorre reabsorção ativa do cloreto de sódio que não é acompanhado de água, reduzindo a osmolaridade do líquido tubular.
DIURÉTICOS
São drogas que aumentam a excreção de sódio e de água do corpo através de uma ação sobre os rins. Seu efeito primário consiste em diminuir a reabsorção de sódio e cloreto filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário a excreção aumentada de sal. Esse processo pode ser obtido através de uma ação direta sobre as células do néfron ou ao modificar indiretamente o conteúdo do filtrado. Devido a reabsorção de uma proporção muito grande do sal e da água que penetra no túbulo do glomérulo, a ocorrência de uma pequena redução na reabsorção pode resultar em acentuado aumento na excreção.
DIURÉTICOS DE ALÇA
São os mais poderosos de todos os diuréticos, capazes de provocar a excreção de 15-25% do sódio existente no filtrado. São denominados diuréticos de “alto limiar” e sua ação é frequentemente descrita como fármacos que provocam um “fluxo torrencial de urina”. O principal exemplo é a furosemida.
Esses fármacos atuam primariamente sobre o segmento espesso da alça ascendente de Henle, inibindo o transporte de cloreto de sódio para fora do túbulo e para o interior do tecido intersticial ao inibir o transportador Na+/K+/2Cl- na membrana lumial. A furosemida exerce efeito inibidor direto sobre o transportador, atuando sobre o sítio de ligação do cloreto. Conforme está explicado anteriormente, a reabsorção de soluto nesse local constitui a base da capacidade do rim de concentrar a urina, criando uma área intersticial hipertônica na medula, que proporciona a força osmótica através da qual a água é reabsorvida a partir dos túbulos coletores sob a influência do hormônio antidiurético.
...