A Organização Celular
Por: Kharol99 • 6/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.350 Palavras (10 Páginas) • 268 Visualizações
Organização celular: aula 1
Tudo se baseia em células. O organismo é baseado em células, sua concepção e ao seu crescimento. Inclusive a evolução de patologia se baseia nas células. Porém o conceito de célula é recente, de 150 anos apenas.
Teoria celular - prega que todos os seres vivos são formados por células e a célula é a unidade morfofisiológica dos seres. Esse conceito da teoria celular funde-se de que células se formam de células pré-existentes, dependendo da REPRODUÇÃO CELULAR.
Origem e evolução das células - A evolução é um processo de bilhões de anos e se baseou na construção de pequenas moléculas como proteínas e ácidos nucleicos, que foram se combinando de forma muito coordenada e adequado e nesse processo combinativo, se criaram ORGANISMOS, seres com capacidade de sobrevivência. Admite-se que isso tenha ocorrido a mais de 4 bilhões de anos, a partir do famoso Miller-Urey Experiment, no qual os pesquisadores fizeram uma réplica das condições e conseguiram produzir aminoácidos, chamado caldo primordial.
A sopa primordial é uma mistura teórica de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida na Terra. Nos primórdios, a atmosfera não tinha oxigênio, sendo rica em hidrogênio, amônia, metano e água. Conforme a teoria, essas substâncias foram preparadas para produzir aminoácidos, os quais teriam sido capazes de se combinar para criar material orgânico que, eventualmente, poderia ter dado origem à vida. Pesquisas sugerem que um raio ou calor pode ter servido de "gatilho" para que se desse a formação de aminoácidos a partir de compostos inorgânicos no ambiente da Terra, gerando a sopa primordial e tornando o cenário propício ao desenvolvimento de organismos vivos.
Primeira célula - A primeira célula foi um procarionte, pois é uma célula muito simples. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Possuem o DNA disperso no citoplasma. Essa célula evoluiu até dar origem aos seres pluricelulares. Ou seja, isso tudo se baseou em um processo lento, até que os organismos procariontes evoluíssem e gerassem seres que realizavam fotossíntese, e seres que não faziam fotossíntese: bactérias.
Bactérias: possuem uma parede celular muito parecida com a dos vegetais, que lhe confere resistência. Possuem membrana plasmática, material genético muito simples chamado nucleóide, e por conta disso possui grande capacidade de sobrevivência.
Em determinado momento da evolução, o ramo das bactérias divergiu e houve uma invaginação da membrana, que permitiu se criar estruturas intracelulares, e essas estruturas foram se vedando, se transformando em organelas. A partir do momento em que a célula possui organelas, ela possui capacidade de dentro de uma determinada organela, executar uma função muito especifica, a isso dá se o nome de compartimentalização. A célula gera um compartimento funcional.
OBS: A bactéria tem ribossomos mas a bactéria não tem organelas. Isto porque RIBOSSOMO NÃO É ORGANELA. Ribossomos se associam a organelas como no caso do reticulo endoplasmático, mas isso não implica que ele seja uma organela, pois uma organela precisa ter uma membrana vedando ela.
Células eucariontes - São mais complexas que os procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes, com o surgimento de compartimentos celulares.
O que se observa nas células eucariontes é a formação de tecidos. Com exceção de fungos e leveduras. Possuem altíssimo nível de especialização, fazem funções especificas e possuem alto nível de compartimentalização.
Núcleo como fator alvo - Todas as informações de como os seres são ficam guardadas no gene, na sua estrutura do DNA. A partir de uma única célula você gera células com altíssimo nível de complexidade. A informação genética contida na célula ovo fertilizada que determina a natureza de organismos pluricelulares.
Células transcrevem as informações em moléculas intermediarias.
O que faz com que nenhuma outra célula produza queratina além da epitelial ou hemoglobina além dos eritrócitos → ESPECIALIZAÇÃO.
Proteínas – catalisadores funcionais de uma função especifica. Todas as células usam proteínas como catalisadores.
Sistema autocatalítico celular – A célula é um sistema muito sofisticado. Possui vários componentes como os aminoácidos que através da mobilização dos genes são transformados em proteínas e essas proteínas atuam para gerar novos genes (quando uma célula se divide em duas ela duplica seu patrimônio genético). Ou seja, se criou vida a partir de um conjunto de proteínas com atividade enzimática.
Célula gera genes→ genes fazem a proteína→ que fazem novos genes → PROCESSO ININTERRUPTO
De aminoácidos se produzem proteínas dentro da célula, e de ácidos nucleicos se produzem nucleotídeos sofisticados como DNA e RNA. Isso funciona retroalimentando o sistema.
Ácidos nucleicos, açúcares, todos os componentes necessários para sintetizar uma proteína, aminoácidos e seu material genético, tem que ficar guardado dentro de uma membrana.
Membrana Plasmática – bicamada fosfolipídica. Todas as células são envoltas por uma membrana plasmática. Muitos remédios e cosméticos hoje em dia são administrados com membranas artificiais: lipossomos.
Vírus não são células. São organismos que se multiplicam dentro de uma célula. São parasitas intracelulares obrigatórios. Podem ter RNA ou DNA.
Membrana Plasmática: Aula 2
A célula precisa de poucos elementos para se manter. Membrana plasmática é essencial para a manutenção da célula e suas atividades, uma mistura complexa de moléculas. Suas principais funções são:
- Veda a célula de uma forma bem definida, definindo seus limites, o que dá a célula uma característica morfológica ideal a sua função;
- Participa da manutenção das diferenças do meio intra e extracelular;
Independente da célula analisada, a membrana possui características muito interessantes e comuns: são constituídas por uma bicamada fosfolipídica, e uma grande quantidade de proteínas.
...