A TECNOLOGIA FARMACÊUTICA
Por: Paloma Bierhals • 7/11/2021 • Trabalho acadêmico • 337 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
[pic 1]
Paloma Bierhals
Tecnologia Farmacêutica I / 4º semestre
INFLUÊNCIA DE EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS EM REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS
Os excipientes são substâncias fundamentais existentes nas formulações de medicamentos, porém existem efeitos adversos neles.
Alguns exemplos são os edulcorantes que são utilizados para modificar o gosto ruim de alguns fármacos. Eles são alguns açucares como aspartame, o sorbitol, a lactose, a sacarina e o cliclamato de sódio, podendo ser cancerígeno como uma das reações adversas.
Os corantes servem para melhorar a aparência do medicamento, um exemplo é o amarelo de tartazina que é responsável por 2% das reações adversas da população, como a hipersensibilidade com manifestações de anafilaxia, bronco constrição, urticária, dores abdominais, vômitos, dermatite de contato, rinite e angiodema.
Os conservantes que são substâncias adicionadas a produtos farmacêuticos e cosméticos para prevenir ou retardar a deteorização microbiana. Os conservantes que podem causar efeitos adversos são os parabenos, o cloreto benzalcônio, o benzoato de sódio, o álcool benzílico entre outros.
Os parabenos tem como principal reação adversa o hipersensibilidade.
O cloreto benzalcônio, esse conservante pode causar a diminuição da função pulmonar, reação de hipersensibilidade em pacientes asmáticos e pode agravar a rinite medicamentosa causada por descongestionantes nasais.
Álcool benzílico usado em cosméticos e medicamentos injetáveis, utilizado como antibacteriano, antifúngicos, com alta concentração pode ser utilizada como anestésico e antipuriginoso, tem seu principal efeito adverso em recém-nascidos, pois é conjugado com glicina no fígado e excretado na forma de ácido na urina, e os recém-nascidos não tem essa rota de metabolização completamente formada.
Antioxidantes são utilizados em alimentos para que eles não se oxidem e percam seu efeito. Um deles é o sulfito podendo causar diarreia, náusea, vômito, cólicas abdominais, tontura, urticária, edema loca, cefaleia, alteração na frequência cardíaca, inconsistência, como e principalmente as relacionadas ao trato respiratório, como sebios dispneia.
...