CESIO 137 APS
Por: Pamella Mendes • 2/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 5.253 Palavras (22 Páginas) • 582 Visualizações
Sumário
Introdução
1. Biossegurança uma Revisão
1.1. Conceito de Biossegurança
1.2. Manipulação de Agentes Biológicos
1.3. Medidas de contenção e níveis de biossegurança dos laboratórios
1.4. Boas práticas de laboratório
1.5. Biossegurança e OGMs
1.6. Classificação dos OGMs
2. Césio – 137
2.1. Césio 137, o pesadelo que chocou o Brasil
2.2 Resumo da História
2.3 Detecção das áreas contaminadas
2.4 Repercussão
2.5 Descontaminação
2.6 Assistência Médica aos Radio acidentados
2.7 Vítimas fatais
2.8 O Monitoramento na Atualidade
Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução
Este resumo tem por finalidade apresentar a Biossegurança em todo o seu contexto geral para a compreensão de sua importância no cotidiano, nos avanços da tecnologia e nas manipulações de agentes químicos, biológicos e patogênicos. Como também, evidenciar sua importância no avanço da Biotecnologia, nas medidas de proteção nos âmbitos de saúde e dos profissionais do campo de pesquisas.
Biossegurança é uma ciência que está no cotidiano muito mais do que se imagina. É notável que a biossegurança está presente em pequenos atos, que muitas vezes passavam despercebidos, e que está intimamente relacionada com a seg
urança no trabalho, pois sempre busca a preservação da Vida; eliminando, minimizando, controlando e prevenindo os riscos que estão inseridos em todo e qualquer ambiente.
Para exemplificar e evidenciar a importância da Biossegurança, este resumo inclui o histórico da Tragédia do Césio em Goiânia no ano de 1987, que foi considerado o Maior acidente radioativo em área urbana do mundo, no qual é possível analisar os erros e acertos em relação à segurança e preservação da vida, bem como o impacto causado pela falta de conhecimento e despreparo das vítimas.
O objetivo desse resumo é apresentar uma análise entre a Biossegurança e o acidente com Césio 137 e como essa tragédia poderia ter sido evitada ou ocorrida em menores proporções.
- Biossegurança uma Revisão
- Conceito de Biossegurança
Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pole uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade.
Outra definição nessa linha diz que "a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996).
A biossegurança surgiu devido a uma preocupação dos especialistas com os possíveis riscos de transmissões de doenças infecciosas, contaminação laboratorial, roubos ou alterações de pesquisas biológicas e outros fatores dentro do âmbito biológico.
A biossegurança se preocupa em combater qualquer forma de ameaça que pode prejudicar um sistema biológico e dentro desse ramo estão inseridos cientistas, pesquisadores, agentes de segurança biológica, ambos treinados e especializados no assunto.
A biossegurança trabalha mantendo seguros os desenvolvimentos dos estudos e
das pesquisas biológicas, atuando principalmente contra todo procedimento hostil que visa danificar esses desenvolvimentos.
- Manipulação de Agentes Biológicos
Foi a partir dos anos 80, que o número de guias e regulações que afetam a segurança para trabalho em laboratórios clínicos, de pesquisa e industriais, nos quais os agentes infecciosos são manipulados, aumentou gradativamente. Estes guias e regulações envolvem tudo que se relaciona a operação do laboratório, como podemos citar: licença para trabalhar com diversos agentes infectantes, descarte de lixo contaminado e também prevenção contra exposição dos manipuladores aos
patógenos. A prevenção contra infecções em laboratórios e unidades de saúde se faz necessária, para garantir que os riscos ocupacionais e as consequências de uma infecção, sejam compreendidos por todos os envolvidos.
Para reduzir os riscos relacionados à manipulação de agentes microbiológicos, é importante saber as suas características peculiares, as quais se destacam o grau de patogenicidade, o poder de invasão, a resistência a processos de esterilização, a virulência e a capacidade mutagênica.
...