ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: Farmácia Hospitalar
Por: Valéria Carminatti • 9/12/2019 • Trabalho acadêmico • 3.837 Palavras (16 Páginas) • 477 Visualizações
AJES - FACULDADE NOROESTE DO MATO GROSSO
BACHARELADO EM FARMÁCIA
VALÉRIA CARMINATI
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: Farmácia Hospitalar
Juína-MT
2019
AJES - FACULDADE NOROESTE DO MATO GROSSO
VALÉRIA CARMINATI
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: Farmácia Hospitalar
Relatório de Estágio Supervisionado III, apresentado ao curso de Bacharelado em Farmácia, da AJES - Faculdade Noroeste do Mato Grosso, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharelado em Farmácia, sob a orientação do Profa. Dra. Isanete Geraldini Costa Bieski
Juína-MT
2019
VALÉRIA CARMINATI
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: Dispensação de medicamentos
Relatório aprovado em ................... de ................ de 2019
Local: Sala de orientador ............ Faculdade Noroeste do Mato Grosso - AJES.
.
________________________________________
Prof. Dra. Isanete Geraldini Costa Bieski
Juína, ____ de _____________ de _____
PÁGINA DE FACE
Estagiário:
___________________________________________________________
Valéria Carminati
Matrícula: 23797336
E-mail: valeriacarminatti07@gmail.com
Local de Estágio:
Farmácia Interna do Hospital Municipal Juina-MT
Endereço: Rua Perpetua Oliveira Joaquina, sem número, módulo 01
Local de Estágio:
AJES- Faculdade do Vale do Juruena.
Endereço: Avenida Gabriel Muller, Modulo 01
Supervisora
___________________________________________________________
Isania Geraldini Costa de Andrade CRF: 976
E-mail: isaniaandrade@hotmail.com
Coordenador de Curso de Bacharelado em Farmácia:
___________________________________________________________
Profª. Dra. Isanete Geraldini Costa Bieski. CRF: 1123-MT
E-mail: isabieski20@gmail.com
Juína – MT, ____ de _____________ de _____.
RESUMO
O estágio curricular no curso de Farmácia está previsto no Projeto Pedagógico, bem como na grade curricular do curso, conforme disposto na Resolução CNE/CES n° 2, de 19 de fevereiro de 2002. Para o Art. 1º § 2º da Lei nº 11.788/2008 o objetivo geral do estágio em qualquer modalidade de ensino é “visar ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”. O presente relatório teve como finalidade o registro das experiências vividas e atividades realizadas no campo de estágio em farmácias hospitalares; Deve-se, também, identificar se há a experiência com os medicamentos pelo paciente, possibilitando desta forma a avaliação da efetividade e segurança. O estágio foi realizado na Farmácia Interna Do Hospital Municipal De Juína, com Razão Social: Prefeitura Municipal de Juína, inscrito com no CNPJ: 15.359.201/0001-57, localizada na Rua Perpétua Oliveira Joaquim, S/N – Módulo 01, Juína-MT, CEP: 78.320-000. A Farmácia Hospitalar é o local onde se faz a distribuição e a racionalização dos medicamentos que são essenciais para o tratamento da população de maneira eficaz e custo baixo. É destinada exclusivamente para os pacientes enfermos das redes do SUS, sendo um modelo que busca ser simplificado, para que tudo que seja controlado com mais facilidade. O elenco de medicamentos que compõe a Farmácia Hospitalar são os voltados a tratamento de infecções e doenças de maior ocorrência (CDI) (BRASIL, 1998). Fazendo uma análise final do meu período de estágio na farmácia interna do hospital municipal posso afirmar que, apesar da curta duração do estágio, foi sem dúvida importante este contato com a área da Farmácia Hospitalar. A observação do quotidiano em meio hospitalar permitiu-me consciencializar para a equipa multidisciplinar (médicos, enfermeiros, entre outros) onde o Farmacêutico Hospitalar está inserido. A integração da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) do hospital, a título de exemplo, permite ao farmacêutico participar no debate de decisões relevantes para o exercício das suas funções. Sem dúvida que, somente com uma gestão e comunicação eficientes entre todos os profissionais de saúde, é possível a prestação dos devidos cuidados de saúde ao doente, o principal foco neste processo. O Farmacêutico Hospitalar adquire uma dimensão relevante e, pode mesmo designar-se, como o principal responsável por todo o circuito do medicamento devendo zelar ininterruptamente pelo seu uso racional.
Palavras-chave: Estágio, farmácia hospitalar, farmacêutico hospitalar, medicamentos...
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 JUSTIFICATIVA 7
2 OBJETIVOS 8
2.1 OBJETIVO GERAL 8
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
3 DESCRIÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO 9
3.1 ESTRUTURA FÍSICA 9
3.2 FUNCIONÁRIOS 10
3.3 TIPO DE PRODUTOS E CONVÊNIOS 10
4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERENCIAS 24
APÊNDICE 26
INTRODUÇÃO
O estágio curricular no curso de Farmácia está previsto no Projeto Pedagógico, bem como na grade curricular do curso, conforme disposto na Resolução CNE/CES n° 2, de 19 de fevereiro de 2002. Para o Art. 1º § 2º da Lei nº 11.788/2008 o objetivo geral do estágio em qualquer modalidade de ensino é “visar ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”. O 2º § 1º complementa que o “estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é um requisito para aprovação e obtenção de diploma”. Desta forma, no curso de farmácia o estágio é uma disciplina obrigatória, já que visa preparar o acadêmico para as diversas áreas de atuação do profissional farmacêutico, como exemplo em dispensação.
...