Experimento alcometria
Por: Gabriela Barreiro • 24/11/2015 • Relatório de pesquisa • 2.901 Palavras (12 Páginas) • 2.300 Visualizações
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto[pic 1][pic 2]
Universidade de São Paulo[pic 4][pic 3]
Alcoometria
Disciplina: Físico-Química
Docente: Profª Drª Eliane Candiani Arantes Braga
Turma: Farmácia-Bioquímica (Integral – turma B)
Grupo: Álvaro Cassago nº USP: 8931705
Bárbara Mariano Gheler nº USP: 8931473
Dayan Setton nº USP: 8931747
Fernanda Zabaglia da Cunha nº USP: 8605242
Flávia Fávero Tangerino nº USP: 8625655
Gabriela Rigobeli nº USP: 8931160
Victoria Corrêa nº USP: 8931730
10 de Novembro de 2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS 5
3 MATERIAIS E MÉTODOS 5
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
5 CONCLUSÃO 10
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1) INTRODUÇÃO
A Alcoometria consiste na determinação do grau alcoólico de misturas de água e álcool etílico.
O grau alcoólico ou título alcoométrico pode ser classificado em volumétrico e ponderal. O título alcoométrico volumétrico é calculado a partir do número de volume de etanol, à 20ºC, contido em 100 volumes da mistura à mesma temperatura, sendo expresso em %(v/v). Já o título alcoométrico ponderal é expresso pela relação entre a massa de etanol e a massa total da mistura água + etanol, sendo expresso em %(m/m).
Essa técnica, através dos ºGL e ºINPM, possibilita saber quanto de álcool puro é utilizado no combutível colocado no tanque do carro, na bebida consumida ou até mesmo no álcool utilizado em farmácias homeopáticas.
- Princípio de Arquimedes
Na alcoometria, há a influência do “Princípio de Arquimedes”, relacionado ao conceito de empuxo. Este é uma força hidrostática resultante exercida por um fluido em condições hidrostáticas sobre um corpo imerso.
O princípio pode ser enunciado da seguinte forma: “Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”. Ele pode ser expresso por:
I = gVρ
onde V é o volume do corpo imerso, g é a aceleração da gravidade, I é a força de empuxo e ρ é a densidade ou massa específica do fluido.
Quando um corpo está totalmente imerso num líquido, pode-se ter as seguintes condições:
- Se ele permanece parado no local em que foi colocado, a intensidade da força de impulsão é igual à intensidade da força peso.
- Se ele afundar, a intensidade da força de impulsão é menor que a intensidade da força peso
- Se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de impulsão é maior do que a intensidade da força peso.
- Grau Gay – Lussac (ºGL)
Grau GL, também chamado de porcentagem em volume, é a fração ou percentual em volume de álcool puro existente em 100 mL da mistura hidro-alcoólica. Essa escala possibilita determinar o teor alcoólico utilizando um densímetro, o qual é conhecido como alcoômetro de Gay-Lussac, muito utilizado na indústria de bebidas alcoólicas.
- Grau INPM (ºINPM)
Grau INPM, também chamado de porcentagem em massa, é a fração em massa, ou seja, quantidade em gramas de álcool absoluto contida em 100 g da mistura hidro-alcoólica.
- Alcoômetro
O alcoômetro é o aparelho utilizado, unicamente, para determinar o teor alcoólico das misturas de água e álcool etílico, indicando a concentração do álcool em volume, sendo expresso pela unidade ºGL.
Esse instrumento corresponde a um densímetro especial, o qual indica o volume de álcool etílico contido em 100 volumes de uma mistura hidro-alcoólica. As medidas do alcoômetro são exatas para a temperatura de 20ºC, na qual o instrumento foi graduado. Outro fato interessante desse aparelho é que suas graduações (divisões) não são equidistantes, já que a contração vai variar de acordo com a proporção dos líquidos misturados.
[pic 5]
[pic 6]
A importância de se determinar o ºGL da mistura hidro-alcoólica é que a um determinado grau, o álcool pode ser usado como bactericida, importante para a área de saúde. Além disso, esse controle de qualidade da mistura é importante para a indústria de bebidas, cosmética, alimentícia e homeopata, já que o álcool é utilizado com bastante frequência. Por isso, neste relatório será exposto o procedimento para determinar o ºGL e ºINPM, analisando os dados, a fim de comparar essa técnica com a do picnômetro, destacando a mais eficiente no controle de qualidade de misturas hidro-alcoólicas.
2) OBJETIVOS
O objetivo da aula prática de Alcoometria era de, por meio de dados obtidos experimentalmente e cálculos, conseguir calcular o grau alcoólico de diferentes misturas.
3) MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais:
- Misturas que terão seu grau alcoólico calculado
- Proveta
- Termômetro
- Balança
- Alcoômetro
- Picnômetro.
3.2 Métodos:
- Métodos para o uso do alcoometro
Inicialmente, deve – se preparar uma mistura de água e gelo, afim de que esta esteja à 20°C, o recipiente a ser usado deverá ter tamanho suficiente para que caiba a proveta e que a mistura fique no mesmo nível do álcool na mesma. Então, o álcool que deseja- se analisar deve ser adicionado a uma proveta, porém deve – se lembrar que esta precisa ter tamanho suficiente para que o alcoômetro possa flutuar sem tocar o fundo ou as paredes. Deve – se também atentar – se para que não haja a formação de bolhas. Após isso, a proveta deve ser colocada dentro do recipiente que contém a mistura água e gelo, para que assim o álcool também fique à 20°C.
...