Farmácia Vantagens de Produzir Antibióticos por Fermentação
Por: Matheus Lucena • 27/8/2021 • Trabalho acadêmico • 940 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
Vantagens de produzir antibióticos por fermentação
Antibiótico de uso industrial, específico para o combate bacteriano em fermentações alcoólicas, correspondendo a um produto de amplo espectro de ação, ou seja, agindo de forma importante tanto sobre as bactérias do gênero Gram (+) quanto sobre as do gênero Gram (-). Os princípios ativos atuam modificando a permeabilidade da parede celular das bactérias, reduzindo o fluxo normal de nutrientes para seu interior, provocando, desta forma, a morte celular. São compostos por princípios ativos com grau farmacêutico, ativado por agentes umectantes e tenso ativos, especialmente formulado para utilização em dornas de fermentação alcoólica, sem alterar a qualidade do produto final.
Dos antibióticos de origem microbiana, somente 123 são produzidos por fermentação, o resto é produzido de forma sintética ou semi-sintética. As bactérias produzem um número de 950 antibióticos, já os actinomicetos pruduzem 4600 antibióticos, e os fungos 1600
PROCESSO DE PRODUÇÃO
A produção industrial de penicilina é um processo fermentativo. Trata-se de um processo aeróbico em que o microrganismo Penicillium chrysogenum cresce num meio orgânico complexo contendo açúcares e em regime de adição de substrato (para manter o microrganismo a crescer durante mais tempo). A penicilina, como a maior parte dos antibióticos, é um produto do metabolismo secundário. Na fase inicial da fermentação assegura-se o crescimento rápido do microrganismo e em seguida, numa segunda fase, optimiza-se a produção de penicilina.
Durante a fase de produção fornece-se continuamente glucose sendo necessário regular a sua concentração a um certo nível para evitar efeitos de repressão catabólica originados a concentrações de açúcar maiores.
É necessário desenvolver métodos que permitam controlar “automáticamente” esta adição de forma a manter os níveis de glucose óptimos.
Para a produção de penicilina, podem ser utilizados resíduos industriais como melaço.
Esquema básico de um processo fermentativo para produção comercial de um antibiótico:
1. Preparação do inoculo 2. Inoculação em meio de fermentação 3. Incubação em condições de fermentação controladas e aeração forçada com ar esterilizado 4. Remoção do micélio por centrifugação e/ou filtração 5. Extração e purificação do antibiótico
VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DO ANTIBIÓTICO PARA FERMENTAÇÃO
- Melhora o rendimento fermentativo;
- Reduz contaminação microbiológica;
- Reduz o consumo de ácido sulfúrico;
- Proporciona o aumento da viabilidade e brotamento.
- Não deixa resíduos nas dornas.
- Atóxico às leveduras.
- Aprovado para indústria de alimentos.
MONITORIZAÇÃO E CONTROLO DE BIOREATORES
Na indústria o controle automático de biorreatores encontra-se geralmente limitado à regulação automática de pH e temperatura.No entanto, o controlo automático por computador de variáveis bioquímicas de estado, poderá facilitar a condução e aumentar a produtividade do processo. É necessário, para tal, dispor de sensores utilizáveis em tempo real, fiáveis e económicos, que permitam medir as concentrações dos substratos e produtos de fermentação.Para utilização nos modelos desenvolvidos de controlo é necessário utilizar sistemas de amostragem integrados com sistemas de análise em tempo real.
...