O CLORIDRATO DE PROPRANOLOL
Por: Marisprs88 • 9/11/2021 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
CLORIDRATO DE PROPRANOLOL
O presente trabalho tem o objetivo de avaliar parâmetros de qualidade físico-químicos e físicos do medicamento Cloridrato de propranolol 40 mg dispensado gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular do Brasil.
O Cloridrato de propranolol é um antagonista não seletivo dos receptores β-adrenérgicos (RANG et al., 2007). É encontrado no mercado industrial farmacêutico na forma de comprimidos com apresentações de 10, 40, 80 e 160 mg. O cloridrato de propranolol é comercializado por diversos fabricantes e é possível encontrar, além do medicamento referência, o seu correspondente genérico e similar. Dessa forma, o controle de qualidade das diversas apresentações é de grande importância para evitar diferenças composicionais, entre fabricantes ou entre lotes, que possam resultar em alterações do efeito terapêutico.
Identificação: O teste de identificação é realizado através da análise do espectro de absorção na região ultravioleta da solução de cloridrato de propranolol. Para a caracterização utilizando a espectrofotometria UV/VIS, o fármaco é dissolvido utilizando solvente apropriado. Muitos solventes são apropriados, incluindo água, alcoóis, éteres e soluções ácidas e alcalinas diluídas. Deve-se verificar se os solventes não absorvem na região espectral que está sendo utilizada. O método deve ser específico, confiável, de baixo custo e fácil realização.
Doseamento: Fazem-se a análise individualmente, 10 unidades conforme indicado na monografia individual para o Doseamento (a menos que um procedimento especial para uniformidade de conteúdo seja descrito na monografia). Calcular o Valor de Aceitação (VA).
Uniformidade de doses unitárias: Os compridos devem apresentar estabilidades físicas e químicas, desintegrar no tempo previsto, ser pouco friáveis, apresentar integridade e superfície lisa e brilhante, sendo destituídos de alguns defeitos, tais como: falhas, fissuras e contaminação. Para assegurar a aparência e a eficácia terapêutica, é necessário controlar os seguintes fatores, variações entre si, espessura, diâmetro, tamanho, peso, forma, dureza e características de desintegração
Perfil de dissolução: determina a quantidade de substância ativa dissolvida no meio de dissolução quando o produto é submetido à ação de aparelhagem específica (dissolutor). O resultado é expresso em porcentagem da quantidade informada no rótulo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B23764-1-0%5D.PDF
Farmacopeia Brasileira, 6ª edição
BRASIL. Ministério da Saúde. Relação nacional de medicamentos essenciais. 7. ed. Brasília: Editora MS, 2010 a
...