OS PROCESSOS CROMATOGRAFICOS
Por: Luana Beatriz • 13/6/2016 • Artigo • 608 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
FACULDADE ESTÀCIO DE SÁ
PROCESSOS CROMATOGRAFICOS
GOIÃNIA
2016
SUMARIO
INTRODUÇÃO..........................................................................
RESULTADOS E DISCUSSÃO................................................
CONCLUSÃO...........................................................................
REFERENCIA...........................................................................
INTRODUÇÃO
Cromatografia é uma técnica de separação especialmente adequada para ilustrar conceitos de interações intermoleculares, polaridade e propriedades de funções orgânicas com uma abordagem ilustrativa e relevante
A cromatografia em camada delgada (CCD) consiste na separação dos componentes de uma mistura sólidolíquido onde a fase móvel (líquida) migra sobre uma camada delgada de ADSORVENTE retido em uma superfície plana (fase estacionária – sólida). O processo de separação está fundamentado, principalmente no fenômeno de ADSORÇÃO. É um pó insolúvel, dividido de forma muito fina, inerte e é capaz de adsorver as toxinas ou outras substâncias em sua superfície extensa.
A cromatografia em coluna de vidro e usado no metal ou plástico, preenchida com um adsorvente adequado. É uma técnica de partição entre duas fases, sólida e líquida, baseada na capacidade de adsorção e solubilidade. O sólido deve ser um material insolúvel na fase líquida associada, sendo que os mais utilizados são a sílica gel (SiO2), geralmente na forma de pó.
A mistura a ser separada é colocada na coluna com um eluente (fase móvel; solvente) menos polar e vai-se aumentando gradativamente a polaridade do eluente e consequentemente o seu poder de arraste de substâncias mais polares. Uma seqüência de eluentes normalmente utilizada é a seguinte: éter de petróleo, hexano, éter etílico, tetracloreto de carbono, acetato de etila, etanol, metanol, água e ácido acético.
EXTRATO DE LIMÃO
Materiais
- Becker
- Placa de relógio
- Bastão de vidro
- Tubo de ensaio
- Micropipeta
- Placa cromatográfica
- Papal de celulose
- Capilar
Reagentes
- Hexano
- Iodo
- Acetato de etila
- Limões
Óleo essencial de limão
Começou destacando dois limões tirando toda a sua casca, em uma placa de relógio espremeu a parte externa da casca colocando 2 a 3 gotas do óleo extraído, para ajudar colocou 2 mL acetato de etila com uma micropipeta para ajudou retirar o excesso do oleo essencial da placa de relógio que colocou em um tubo de ensaio.
Em seguida, pegou um Becker médio e colocou ¼ do hexano colocando um papel de celulose que encharcou,
Logo depois em uma placa de cromatografia respeitando as normas, com um lápis colocou três pontos na placa e 2 linhas limite no começo e no final da placa, com o capilar em cada ponto colocou três gotas de extrato de limão, e colocou dentro do Becker a placa cromatográfica com os pontos virados para o papel de celulose, esperou encharcar até a linha de final, retirou de imediato.
Para a revelação usou o iodo dentro de um Becker, colocou a placa dentro do Becker, esperou a revelação, em alguns segundos a revelação estava pronto.
...