Quimica de farmacos antipossicoticos
Por: Bianca Nakayama • 5/4/2015 • Dissertação • 286 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO
ANTIPARKINSONIANOS
1) No desenho abaixo estão representadas a vias dopaminérgicas no SNC.
- Mostre quais neurônios são responsáveis pela inibição da prolactina.
- Mostre quais neurônios são responsáveis pela regulação dos movimentos
- Mostre quais neurônios são responsáveis pela regulação do humor e do comportamento
- Mostre qual área do SNC contém alta densidade de receptores de dopamina que são responsáveis pela ativação dos centros do vômito no SNC.
[pic 1]
2) Por que não pode ser administrado dopamina para um paciente com Mal de Parkinson? (Katzung, p.395). A levodopa sendo uma molécula ionizada no pH plasmático como atravessa a BHC e alcança o SNC?
3) Qual o destino da levodopa administrada por via oral ? (Katzung, p.397; ver fig 28.3) Por que os inibidores da dopa descarboxilase reduz a dose necessária de levodopa em quase 10 vezes?
4) Qual a função de um inibidor da dopadescarboxilase? (Katzung, p.396). Explique por que o inibidor da dopadescarboxilase não inibe a enzima no SNC?
5) Os fármacos antiparkinsonianos são classificados como precursores de dopamina, agonistas dos receptores de dopamina, inibidores do metabolismo de DA. Coloque o nome dos fármacos de cada classe.
6) Levodopa é o fármaco mais eficaz no controle dos sintomas da doença de Parkinson, especialmente rigidez e bradicinesia. O maior problema no tratamento com levodopa consiste no aparecimento de flutuações motoras (wearing off ou efeitos on-off) e discinesias associadas ao uso prolongado. Complicações motoras podem atingir cerca de 80% dos pacientes mais jovens e 44% dos mais velhos após 5 anos de tratamento com levodopa. Explique estes dois efeitos (p. 569-Rang; 6ª ed ou (Fuchs p. 705))
7) Por que é necessário usar um inibidor seletivo da MAO no tratamento da DP? Este inibidor tem que ser seletivo para qual MAO?
...