RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III (FARMÁCIA HOSPITALAR)
Por: Júnio Valadares • 24/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.856 Palavras (8 Páginas) • 816 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE FARMÁCIA
[pic 1]
ELIZÂNGELA NEVES DE OLIVEIRA VALADARES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
(FARMÁCIA HOSPITALAR)
NITERÓI
2018
Elizangela neves de oliveira
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SURPERVISIONADO III (FARMÁCIA HOSPITALAR)
Relatório apresentado a Disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de farmácia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos para conclusão do curso.
Orientador: Prof. Fernando Ferreiro
NITERÓI
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------- 04
2. OBJETIVO ---------------------------------------------------------------------- 05
3. ROTINA DA FARMÁCIA ---------------------------------------------------- 06
3.1.OBJETIVO DO FARMACEUTICO -------------------------------------- 06
3.2.RESPONSABILIDADES DO FARMACEUTICO --------------------------- 07
3.3. DISPENSAÇÃO ------------------------------------------------------------------- 08
3.4.MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA ---------------------------------- 09
3.5.MEDICAMENTOS CONTROLADOS ----------------------------------------- 10
4. CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------ 11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------- 12
1. INTRODUÇÃO
Nos hospitais, podem ser encontrados equipamentos sofisticados e complexos procedimentos cirúrgicos, sem contar os recursos de informática, que vêm conquistando cada vez mais espaço. Ao lado de toda essa tecnologia, o medicamento permanece como um dos insumos mais importantes, representando um poderoso instrumento capaz de curar, remediar e prevenir doenças.
A farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, modo pelo qual nela se desenvolvem atividades ligadas a produção, dispensação, controle e distribuição de medicamentos e correlatos para unidades hospitalares.
O medicamento, no entanto, não pode ser considerado sinônimo de saúde, pois sua efetividade só é garantida quando usado de forma racional. Para maximizar os benefícios e minimizar os riscos, é incontestável a necessidade de um profissional responsável por todo o ciclo do medicamento dentro do hospital, desde sua seleção, negociação com fornecedores, armazenamento, controles, até a dispensação e o uso pelo paciente. O reconhecimento da importância do uso racional do medicamento faz com que a farmácia hospitalar seja cada vez mais valorizada.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os farmacêuticos são singularmente qualificados pois, compreendem a garantia de qualidade aplicados aos medicamentos; apreciam as complexidades da cadeia de distribuição e renovação dos estoques; e detêm um grande volume de informações técnicas sobre os produtos disponíveis; podem orientar os pacientes com enfermidades leves e os pacientes com condições crônicas com isso melhorando a qualidade de vida da população.
2. OBJETIVO
O presente relatório tem como objetivo a descrição das atividades realizadas durante estágio curricular na farmácia do hopital Carlos tortelly ( Niterói).
Estágio curricular na unidade de farmácia hospitalar onde permite ao estudante conhecimentos, fixando os requisitos mínimos exigidos para a conservação, transporte, aquisição, dispensação. As atividades aqui relatadas visam o conhecimento das áreas de atuação do farmacêutico no âmbito hospitalar, proporcionando uma visão geral do campo de trabalho, relações humanas envolvidas e ética profissional.
3. ROTINA NA FARMÁCIA HOSPITALAR
Auxiliar no atendimento no balcão da farmácia, conferir receitas de medicamentos e providenciar entrega e orientação junto aos setores solicitantes/pacientes.
Fazer a reposição de todos os produtos utilizados, mediante a apresentação dos frascos ou embalagens, organizando e estocando os materiais e medicamentos padronizados.
Proceder e controlar as movimentações (entrada e saída), bem como da devolução pelas unidades, visando manter o estoque sempre abastecido, seguindo orientação estabelecidas.
Realizar o controle da temperatura do ambiente e refrigeradores.
Controlar a entrada e saída de empréstimos.
Receber, entregar e arquivar as prescrições eletrônicas enviadas pelo os setores requisitantes.
Assistir na execução de atividades da assistência farmacêutica da casa, realizando o recebimento, organização e distribuição de insumos, materiais hospitalares e medicamentos, seguindo critérios internos definidos pelo superior
Identificar os materiais e medicamentos recebidos, verificando validade e lotes, conforme critérios internos definidos.
Requisitar materiais e medicamentos quando necessário.
Preparar carrinho de parada de medicações e materiais, verificando mensalmente lote e validade do mesmo e repor mediante necessidade
Verificar periodicamente o prazo de validades dos medicamentos.
Manter o controle dos medicamentos controlados, enviando relatório para a coordenação da farmácia central
3.1.OBJETIVO DO FARMACÊUTICO
Coordenar e planejar as atividades inerentes ao setor de farmácia, controlando e implementando ações de acordo com procedimentos e critérios definidos.
O objetivo do Farmacêutico Hospitalar é o apoio clínico integrado a serviço do paciente, objetivando dispensar medicações seguras e oportunas. Sua missão compreende tudo o que se refere ao medicamento, desde sua seleção até sua dispensação.
...