RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA.
Por: Thaioliveira • 5/9/2021 • Relatório de pesquisa • 3.073 Palavras (13 Páginas) • 478 Visualizações
FACULDADE MADRE THAIS - FMT
ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO, BACHARELADO, EM FARMÁCIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO, BACHARELADO, EM FARMÁCIA
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA.
ILHÉUS - BA
Agosto, 2021
FACULDADE MADRE THAIS – FMT
ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO, BACHARELADO, EM FARMÁCIA.
RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO III
Estágio em Componente Estratégico
Thailana Assunção Oliveira
Ilhéus - BA
Agosto, 2021
FACULDADE MADRE THAIS – FMT
ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO, BACHARELADO, EM FARMÁCIA.
RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO III
Estágio em Componente Estratégico
Componente Estratégico do município de Ilhéus-BA
Relatório apresentado como parte das exigências para obtenção de título de Bacharel em Farmácia.
Thailana Assunção Oliveira
________________________________________
Estagiário
_________________________________________
Orientador
__________________________________________
Supervisor
Ilhéus - BA
Agosto, 2021
AGRADECIMENTOS:
Agradeço a preceptora de estágio Carolina Rosário Dantas por dividir conosco seus conhecimentos fazendo com que possamos executar na pratica assuntos abordados em sala de aula, aos demais colaboradores do setor da CTA incluindo Igor Sérgio da Silva que coordena o mesmo, as colaboradoras do setor de tuberculose e hanseníase Lorena Araújo que é a enfermeira e aos demais profissionais dos componentes estratégicos e especializados por dispor do tempo de cada um para colaborar com o nosso aprendizado.
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO 6
2 OBJETIVO 7 3 DESENVOLVIMENTO 7
3.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO 8
3.2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA TUBERCULOSE 9 3.3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA HANSENÍASE 10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
5 REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
O Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica é financiado, adquirido e repassado pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, conforme acordado. Cabe aos estados e municípios o recebimento, armazenamento e distribuição (Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2011). Portanto, é de responsabilidade do Ministério da Saúde a elaboração dos protocolos de tratamento, planejamento, aquisição centralizada e a distribuição dos medicamentos, produtos e insumos, para os demais níveis de atenção (Lima, 2010).
Os medicamentos e insumos de saúde listados neste componente são considerados estratégicos por se tratarem de medicamentos necessários ao controle e tratamento de agravos específicos, agudos ou crônicos, especialmente daqueles com perfil endêmico. A forma de abordagem, controle e tratamento destas doenças está presente em programas com protocolos e normas específicos. Portanto, este componente destina-se ao controle de endemias consideradas problemas saúde pública e cuja estratégia de controle concentra-se no tratamento de seus portadores (Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2011).
Os medicamentos pertencentes a este componente são para tratamento das seguintes doenças: tuberculose, hanseníase, malária, leishmaniose, doença de Chagas, cólera, esquistossomose, filariose, influenza, meningite, oncocercose, peste, tracoma, antirretrovirais do programa DST/Aids, hemoderivados, imunobiológicos (soros e vacinas), talidomida para tratamento do lúpus eritematoso sistêmico e da doença do enxerto versus hospedeiro (Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde., 2011; Brasil, 2007a). Também estão elencados no componente estratégico os medicamentos e insumos destinados aos Programas de Combate ao Tabagismo e Alimentação e Nutrição (Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde., 2011; Brasil, 2007b, 2009). Os medicamentos e insumos do CESAF estão relacionados nos anexos II e IV da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).
O estágio supervisionado realizado no componente estratégico que aconteceu no município de Ilhéus, realizou-se em alguns setores, onde dentre eles, está o Centro de Testagem e Aconselhamento (DST/AIDS), é um local de muita importância, pois é onde os pacientes que desejam fazer aconselhamento e testes de infecções sexualmente transmissíveis que são acolhidos pelos profissionais, é um serviço que engloba vários setores onde se tem o laboratório, a farmácia e o setor clínico, formado por uma equipe multidisciplinar que garante atender as necessidades da população nesses aspectos. Endemias focais (onde não foi possível realizar a devida análise do local pois a enfermeira responsável pelos estagiários estava ausente no período do estágio), Tuberculose e Hanseníase.
...