Relatório De Estágio Curricular Supervisionado III
Por: Joyce Freitas Da Silva • 14/6/2023 • Trabalho acadêmico • 1.630 Palavras (7 Páginas) • 160 Visualizações
GRUPO SER EDUCACIONAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Joyce Freitas da Silva Gonçalves
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III
Farmacia do povo
Praça Pedro Ferraz, centro, Encruzilhada-Ba
2023
LISTA DE FIGURAS(as fotos devem estar numerada como figuras)
Figura 1–lendo receitas médicas........................................................................................... 09
Figura 2 –.dando baixa em receita no sistema....................................................................... 09
Figura 3 –organizando estoque de antibióticos..................................................................... 10
Figura 4 – organizando estoque de controlados..................................................................... 10
Figura 5 –atendendo no balcão.............................................................................................. 10
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 5
3 OBJETIVOS E PLANO DE ATIVIDADES 7
4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXOS - DOCUMENTOS 13
1 INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio institucional, objetivando capacitá-lo para o exercício do trabalho profissional. Desta forma, visa proporcionar o crescimento profissional de seus alunos mediante uma dinâmica de condições e de situações que os tornem aprimorados em sua técnica, partícipes do grupo profissional e mais conscientes de suas responsabilidades com a pessoa humana, permitindo, sobremaneira, a aprendizagem de técnicas pela prática; e, acima de tudo, proporcionar ao acadêmico a complementação educacional e prática profissional, mediante sua efetiva participação no desenvolvimento dos programas e planos de trabalhos afetos à unidade organizacional onde se realize o estágio, ou seja, à parte concedente.
O estágio curricular no curso de Farmácia está previsto no Projeto Pedagógico, bem como na grade curricular do curso. Segue as normas preconizadas pelo Núcleo de Estágios da Uninassau e atende o disposto na Resolução CNE/CES n° 2, de 19 de fevereiro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Em seu Art. 1º § 2º, a Lei nº 11.788/2008, define o objetivo geral do estágio, em qualquer modalidade de ensino “o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”. No Art. 2º § 1º “Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.”
2 CONTEXTUALIZAÇÃO da instituição
O profissional farmacêutico exerce um papel fundamental na sociedade, pois através das suas atribuições como promoção à saúde, como o uso racional de medicamentos orientação sobre o seu uso etc. Dentre os segmentos que o profissional farmacêutico pode atuar está a farmácia(Drogaria). Segundo a lei de n° 13.021/2014, no seu Art. 3°, a farmácia é definida como um estabelecimento onde é oferecido prestação de serviços, destinados a assistência farmacêutica, que abrange a assistência à saúde e orientação sanitária, seja individual ou coletiva, na qual proceda a manipulação e/ou dispensação de fármacos dentre eles os magistrais, oficinais, farmacopeicos, ou industrializados, além de cosméticos, produtos farmacêuticos e correlatos (BRASIL, 2014). No Parágrafo único da referida lei, refere-se sobre a natureza destes estabelecimentos, onde farmácias sem manipulação ou drogaria, são estabelecimentos de dispensação, e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em sua embalagem individual (BRASIL, 2014). Neste contexto, fica clara a importância do profissional, que antes da dispensação, irá certificar se o medicamento foi prescrito em conformidade com a fórmula farmacêutica. Segundo OLIVEIRA et al, (2017), a atuação do farmacêutico em farmácia ou drogaria, está situado em local estratégico, pois é de amplo alcance populacional, tornando-o um local propício para promoção do uso racional de medicamentos, visando uma dispensação medicamentosa totalmente voltada às necessidades dos usuários.
Diante do exposto, entre o período de 27 de março a 15 de abril de 2021, foi realizado o Estágio Supervisionado em Farmácia Comercial, 5° semestre do curso de Farmácia da Faculdade Uninassau campus Feira de Santana, com carga horária de 80 horas, realizada de segunda à sexta das 07:00 da manhã as 12:00, Farmácia do povo, situada na praça Pedro Ferraz , Centro, Encruzilhada, Bahia. No primeiro dia do estágio, apresentei-me a farmacêutica Valéria Costa Brito, responsável por aquela unidade, o mesmo também se apresentou. Logo após, mostrou-me toda a instalação do estabelecimento desde o salão principal às salas de gerência, estoques, medicamentos controlados, prateleira de antibióticos, refeitório etc. Logo após, foi-me mostrado, a ordem das arrumações dos medicamentos, que por ordem alfabética é organizado nas gôndolas. Além disso, é organizado por categorias: medicamentos chamados “éticos”, ou seja, medicamentos de marca, o primeiro a lançar o medicamento no mercado, os genéricos e os similares, que também segue um padrão de organização nas prateleiras. Além disso, tem a chamada “Farmacinha” contendo diversos medicamentos para diversas patologias comuns desde desconforto abdominal à medicamentos fitoterápicos para ansiedade e insônia. O estágio foi realizado com a supervisão da Farmacêutica responsável, com o auxílio dos balconistas da farmácia. Este estágio tem como objetivo colocar em prática os procedimentos adotados pelo profissional farmacêutico na orientação aos pacientes, dispensação de medicamentos e questões burocráticas referentes às responsabilidades farmacêuticas.
...