Relatório Estágio Manipulação
Por: Gabriela Mezarobba • 17/8/2015 • Trabalho acadêmico • 838 Palavras (4 Páginas) • 1.805 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
GABRIELA MEZAROBBA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de Estágio Supervisionado I, realizado na farmácia de manipulação Farmagnus Geremias, sendo 90 horas de atividades teórico-práticas, apresentado ao Curso de Farmácia, Área das Ciências Biológicas e da Saúde, como obtenção de nota para o componente curricular Estágio Supervisionado I.
Orientador: Prof. Mônica Frighetto
Videira
2015
INTRODUÇÃO – DESCRIÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado I da 7ª fase do curso de Farmácia, realizado na farmácia de manipulação Farmagnus Geremias, localizada em Videira - SC, no Paço Municipal, concluindo 90h de estágio. A missão dessa farmácia é desenvolver produtos e serviços diferenciados que promovam a saúde e o bem estar do cliente, com manipulação de fórmulas alopáticas, fitoterápicas, florais e dispensação de medicamentos, cosméticos, correlatos e serviços farmacêuticos. Visa ser referência em farmácia de manipulação, buscando o crescimento sustentável, a credibilidade e a consolidação de boas práticas, gerando satisfação e orgulho dos clientes e colaboradores.
A divisão da farmácia é feita por setores:
- Sala de paramentação;
- Sala de sanitização das mãos;
- Sala de rotulagem dos medicamentos e produtos/Controle de qualidade;
- Sala de manipulação de medicamentos homeopáticos;
- Laboratório de semissólidos e líquidos;
- Laboratório de sólidos – Cápsulas;
- Laboratório de sólidos – Saches;
- Laboratório de manipulação de sólidos controlados;
- Laboratório dedicado à manipulação de hormônios;
- Área para lavagem de utensílios e embalagens da manipulação de produtos semissólidos e líquidos;
- Área para lavagem de utensílios e embalagens da manipulação de produtos sólidos;
- Área de quarentena;
- Almoxarifado;
- Área de venda, dispensação e atendimento ao público.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
As farmácias magistrais seguem normas e legislações sanitárias onde buscam garantir qualidade, segurança e eficácia. Isto é obtido graças a um sistema de garantia da qualidade, que inclui controle de matérias-primas e embalagem, monitoramento do processo de manipulação das formulações, qualificação de fornecedores, treinamento de funcionários, entre outros requisitos no atendimento à população. E, como em qualquer estabelecimento de saúde, a limpeza e o bom estado de conservação da estrutura física estão previstas pelas Boas Praticas de Manipulação determinadas pela Anvisa.
Foram realizadas durante o período programado do estagio algumas atividades no ramo da farmácia de manipulação. Dentre essas atividades, estão:
Laboratório de sólidos – procurava todos os componentes que seriam utilizados nas fórmulas, fazendo a conferência do lote e a conferência da pesagem destes e dos excipientes. Verificava o tamanho e a cor da cápsula que seria utilizada, preparava todo o equipamento (tabuleiro, espátula, graal, pistilo;), fazia homogeneização e tamisação dos pós, observava o encapsulamento, depois conferia se a quantidade de cápsulas estava correta, embalava e enviada para o controle de qualidade.
Laboratório de semissólidos e líquidos – procurava e organizava os componentes que seriam usados na fórmula, fazia a conferência dos seus lotes e a conferências das pesagens, quando tinha algum componente sólido em forma de cristal ou pó, fazia a trituração e solubilização do mesmo, em seguida observava a manipulação, embalava todos os produtos prontos e enviava para o controle de qualidade. Ajudava também na fabricação de cremes, géis e bases galênicas que podiam ser deixadas prontas e xaropes.
*Quando eram fórmulas mais simples, eu mesma podia fazer todo o processo (mas sempre sendo monitorada), principalmente em formulações de cremes hidratantes, loção para o corpo, shampoo, esmaltes, produtos pra higiene bucal, sabonetes etc.
...