Relatório Lodo é Um Sólido de Cor Escura e Lustroso
Por: liaram • 18/3/2023 • Relatório de pesquisa • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 90 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O Iodo é um sólido de cor escura e lustroso com leve brilho metálico, sendo encontrado na natureza sob forma de vários compostos concentrados em pequenas proporções (por volta de 1 e 50 mg/kg) na água salgada do mar, em forma de iodeto de sódio (NaI) além de estar presente nos compostos petrolíferos em forma de iodeto de potássio (KI). Além de ser extraído industrialmente desses locais (água salgada e veios petrolíferos) é também obtido como subproduto do processamento do chamado "Salitre do Chile", onde faz-se presente na forma de iodato de sódio (NaIO3). O iodo é um sólido altamente volátil em temperatura ambiente, bem como é essencial para a síntese dos hormônios tireoidianos que irão regular as funções do organismo, sendo que sua deficiência pode levar ao bócio e o seu excesso pode causar intoxicação. As reações de oxirredução constituem parte importante da química do iodo devido à sua variedade de estados de oxidação. (MOTA, 2017)
É válido frisar que as transformações químicas ocorrem ao nosso redor e em nosso próprio corpo a todo instante. Tão importante quanto o estudo da maneira como uma reação química ocorre, é o estudo da velocidade em que essa reação se processa, sendo que esse conhecimento é aplicável na determinação dos mecanismos de reações, nos estudos de estabilidade e degradação de medicamentos e no desenvolvimento de teorias de combustão. (CANO; ZIBORDI, 2022)
Sendo assim, dentre os fatores que podem influenciar na velocidade de uma reação tem-se a concentração e a temperatura. Quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reação química. Essa propriedade está relacionada com o número de colisões que ocorrem entre as partículas. E quanto maior a temperatura mais rapidamente se processa a reação. Uma reação lenta pode ser acelerada submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada, pois com o aumento de calor, as partículas se agitam mais e, consequentemente, reagem mais rápido. (TEÓFILO et al, 2022)
Sob tal perspectiva, o relógio de iodo é uma reação que ocorre quando uma solução de iodeto de potássio é misturada a uma solução acidificada de bissulfito de sódio com amido. Essa experiência é chamada de “relógio de iodo” porque no momento certo a solução passa de incolor para roxo. Essa reação consiste na oxidação lenta do íon iodeto a iodo (eq. 2), seguida da redução rápida do iodo novamente a iodeto (eq. 3). O experimento é cuidadosamente montado de modo a esgotar, depois de um período de tempo, o agente redutor, permitindo então que prevaleça a reação lenta de oxidação do iodeto a iodo. Na reação de Landolt, ocorre uma sequência de reações:
I2(aq) + C6H8O6(aq)→ 2 I–(aq) + C6H6O6(aq) + 2H+(aq) (eq1)
2 I– (aq) + H2O2(l) + 2 H+(aq)→ I2(aq) + 2 H2O(l) (eq2)
I2(aq) + I– (aq) + C6H10O5(aq)→ complexo amido-I3–(aq) (azul-escuro) (eq3)
Quando todo o bissulfito é consumido, o iodo se acumula no sistema e a mistura muda subitamente de cor devido à formação de um complexo roxo. (FOGAÇA, 2022)
Dito isso, o presente relatório irá se aprofundar sobre o experimento de preparação do relógio de iodo feito em laboratório, tendo como objetivo principal observar e compreender a importância da concentração das substâncias e como elas influenciam na velocidade da reação.
2 PARTE EXPERIMENTAL
2.1 MATERIAIS E REAGENTES
1 Proveta
2 colheres de sopa de amido (10 g)
2 tabletes de vitamina C (1 g)
3 Béqueres de 100 mL
3 Béqueres de 250 mL
6 Pipetas conta-gotas
20 gotas de Iodo
50 mL de H2O2 (10 v)
490 mL de H2O
Bastão de vidro
Cronômetro
2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
2.2.1 Preparo das soluções
Inicialmente, preparou-se três soluções, denominadas, respectivamente de C, D e E, com as seguintes composições:
Solução C: 60 mL de água + 20 gotas de iodo;
Solução D: 60 mL de água + 20 gotas da solução B (previamente preparada a partir da adição de dois tabletes de vitamina C a 120 mL de água);
Solução E: 50 mL de água oxigenada + 2 colheres da solução A (também previamente preparada a partir da adição de duas colheres de amido a 250 mL de água).
2.2.2 Mistura das soluções
Após o preparo das soluções, acrescentou-se simultaneamente em um béquer de 250 mL, a solução D e a solução C, nesta ordem. Em seguida, foi adicionada a solução E à mistura obtida, o tempo da reação prevista foi cronometrado. Por fim, os resultados foram observados e anotados para posteriores discussões.
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Posteriormente
...