TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado

Por:   •  16/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

No Estágio Supervisionado em Programas Estratégicos foi possível conhecer o papel do farmacêutico na organização de Programas Estratégicos no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo aos usuários dos serviços de saúde acesso equitativo a medicamentos e insumos para tratamento de doenças de perfil endêmico (IST/AIDS, leishmaniose, hanseníase, tuberculose, entre outros).

Na CAF foi possível acompanhar de perto o ciclo da Assistência Farmacêutica Municipal e sua forma de operar em conformidade com a REMUME- Relação Municipal de Medicamentos Municipais.

O ponto de partida para a assistência farmacêutica é a seleção, sendo imprescindível para selecionar os medicamentos que irão atender as demandas da população, essa escolha é baseada em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos. Já na programação, são avaliadas as quantidades necessárias para suprir as demandas por determinado período de tempo, embasando dados para estoque máximo, mínimo e estoque ideal. O processo de aquisição é um conjunto de procedimentos feitos para efetivar o processo de compras de acordo com a programação estabelecida e buscando garantir a qualidade e quantidade necessárias com o menor custo/benefício. O processo de armazenamento consiste no recebimento, conservação e controle de estoque de forma adequada. Já a aquisição consiste no suprimento de medicamentos às unidades de saúde, em quantidade, qualidade e tempo oportuno, para posterior dispensação à população usuária. Por fim, acontece a dispensação onde o profissional farmacêutico realiza a entrega do medicamento que o paciente precisa, mediante apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Nesse momento o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento. Enfatizando o cumprimento da dosagem, a influência dos alimentos, a interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas potenciais e as condições de conservação dos produtos.

Dentre as diversas atividades realizadas em campo durante o estágio, houve também a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre as doenças infecciosas e que são tratadas no Ambulatório de Tuberculose, Hanseníase e Leishmaniose, em Itapetinga.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Na maioria dos infectados, os sinais e sintomas são tosse seca contínua no início, depois presença de secreção, transformando-se, em tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão). O diagnóstico da tuberculose é realizado com radiografia do tórax, além de exames laboratoriais e escarro do paciente (baciloscopia). Já o tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). Os fármacos utilizados para o tratamento de tuberculose utilizam o esquema básico: Isoniazia, Rifampicina, Pirazinamida, Etambutol e Rifapentina. A pessoa com tuberculose necessita ser orientada, de forma clara, quanto às características da doença e do tratamento a que será submetida. O profissional deve informá-la sobre a duração e o esquema do tratamento, bem como sobre a utilização dos medicamentos, incluindo os benefícios do seu uso regular, as possíveis consequências do seu uso irregular e os eventos adversos associados.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. O exame de laboratório mais utilizado para auxiliar no diagnóstico é a baciloscopia. O tratamento é feito utilizando Rifampicina, Dapsona e Clofazimina. Devem ser tomados diariamente até o término

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com