Relatório de Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagógica E Orientação
Por: AndersonRSS • 2/6/2016 • Bibliografia • 6.761 Palavras (28 Páginas) • 1.317 Visualizações
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO - UNICASTELO
Pedagogia 6º Semestre B Noturno
Maria Amélia Faria Freire
Relatório de Estágio Supervisionado em
Coordenação Pedagógica E Orientação Educacional
São Paulo
2016
Maria Amélia Faria Freire
Relatório de Estágio Supervisionado em
Coordenação Pedagógica E Orientação Educacional
Relatório de estagio supervisionado em coordenação pedagógica, desenvolvida na disciplina de diretrizes de estagio supervisionado e apresentado no curso de pedagogia, da Universidade Camilo Castelo Branco, como requisito parcial para conclusão do curso.
____________________________
Prof. Orientador Breno Trajano
São Paulo
2016
Sumário
1 - INTRODUÇÃO
2 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
2.1 - Escola 1
2.2 - Escola 2
3 - CONTEXTUALIZAÇÕES DA ESCOLA
3. 1 - Escola 1 CEI Santa Barbara
3.2 - Escola 2 EMEF Parque São Carlos
4 - ESTRUTURAS FÍSICA DA ESCOLA
4.1 - Escola 1 CEI Santa Barbara
4.2 - Escola 2 EMEF Parque São Carlos
5 - ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS DA ESCOLA
5.1 - Escola 1 CEI Santa Barbara
5.2 - Escola 2 EMEF Parque São Carlos
5.3 – Quadro de classes da U.E por turno
5.4 - Organograma
6 – CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA
6.1 - Escola 1 CEI Santa Barbara
6.2 - Escola 2 EMEF Parque São Carlos
7 – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA
7.1 - Escola 1 CEI Santa Barbara
7.2 - Escola 2 EMEF Parque São Carlos
8 - CONCLUSÃO
9 – BLIBIOGRAFIAS
1 - INTRODUÇÃO
Com base no Projeto Politico Pedagógico da CEI Santa Barbara, Rua Maria Eugenia Celso, 255, Artur Alvim e na CEU EMEF Parque São Carlos, Rua Clarear, 141. Iniciei o estágio no dia 07/03/2016 e finalizei 15/04/2016.
Venho apontar a estrutura organizacional e física de duas escolas do ensino municipal de São Paulo. A parte burocrática de leis e funcionalmente são aplicadas igualmente em todas as escolas, os eixos educacionais a serem seguidos, os parâmetros curriculares tudo conforme as leis a serem seguidas.
O documento registra o contato e a experiência por mim vivida no estágio de coordenação pedagógica, onde muitas dúvidas e receios sobre a função do mesmo foram esclarecidos. Observando a rotina e o cotidiano por algumas horas de uma coordenadora pedagógica comprometida com sua função.
Pude também ter a imensa honra de acompanhar a formatação do Projeto Político Pedagógico da unidade, onde as coordenadoras já em reuniões com outros membros da equipe, alunos e familiares já o haviam discutido e reformulado, podendo assim me apresentar o plano completo comparado com o anterior e apontando as necessidades de mudanças e a visão das temáticas.
Uma experiência muito gratificante apesar do pouco tempo, mas que com muita atenção e observação fui aos poucos descontruindo uma visão que tinha do papel do coordenador pedagógico e saber na integra sobre suas atribuições e responsabilidades. A descoberta do efetivo papel do coordenador, a importância e o grande alicerce que realmente esse profissional é tanto para professores quanto a alunos, familiares e toda a administração escolar é impressionante.
Assim inicio meu relatório deixando registrado cada descoberta e construção de conhecimentos e aprendizagens, das aulas de Princípios e métodos da coordenação educacional, nesse momento tão importante da minha formação docente, pois o estágio é apenas uma degustação da prática baseada nas teorias e conhecimentos dos quais nos são passados em sala de aula na Universidade.
2 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
2.1 - Escola 1
CEI SANTA BARBARA
END: Rua Maria Eugenia Celso, 255 - Artur Alvim.
TELEFONE: 2741-6221; EMAIL ceisbarbara@prefeitura.sp.gov.br
Educação Infantil de 0 a 3 anos, inaugurada em 1992, atendimento integral das 7h às 18h.
2.2 - Escola 2
Céu Emef Parque São Carlos, Diretoria São Miguel Paulista, end.: Rua Clarear, 141- Bairro: São Miguel Paulista- São Paulo- SP-CEP: 08062-590 Tel.: 2045247/ 2045-4250/ 2045-4254.
3 - CONTEXTUALIZAÇÕES DA ESCOLA
3. 1 - Escola 1 CEI Santa Barbara
A comunidade é composta em sua grande maioria por moradores dos Conjuntos Habitacionais Padre Manoel da Nóbrega e Padre José de Anchieta. , o bairro cresceu e apresenta infraestrutura capaz de absorver as necessidades de sua população.
Percebemos que a renda familiar desta comunidade, embora não seja a desejável, mostra-se suficiente para manter a alimentação, vestimenta, utensílios domésticos básicos e a participação em eventos culturais e de lazer (exposições, cinema, parque, shopping).
...