TESTE DE UBIQUIDADE
Por: Estherh • 17/6/2018 • Relatório de pesquisa • 488 Palavras (2 Páginas) • 3.217 Visualizações
TESTE DE UBIQUIDADE
- INTRODUÇÃO
A maioria dos micro-organismos crescem bem nas temperaturas ideais para os seres humanos. No entanto, certas bactérias são capazes de crescer em temperaturas extremas, onde a maioria dos organismos eucarióticos não sobreviveria. (TORTORA, 2005).
Cada espécie bacteriana cresce a uma temperatura especifica mínima, ótima e máxima. A temperatura mínima de crescimento é considerada a menor temperatura em que a espécie é capaz de crescer. A temperatura ótima de crescimento é aquela em que a espécie apresenta o melhor crescimento. A temperatura máxima de crescimento é a temperatura mais alta em que ainda é possível haver crescimento. ( TORTORA, 2005).
Visto que os microorganismos são ubíquos, os meios de cultura devem ser esterilizados antes do uso. Para a maioria dos meios de cultura, a esterilização é realizada pelo emprego de calor, tipicamente úmido, em uma grande panela de pressão denominada autoclave. (Microbiologia de Brock,2004).
O material nutriente preparado no laboratório para o crescimento de microorganismos é denominado meio de cultura. Algumas bactérias podem crescer normalmente em qualquer meio de cultura, outras necessitam de meios especiais e existem aquelas que não são capazes de crescer em nenhum meio de cultura já desenvolvido. Quando microorganismos são colocados em um meio de cultura para iniciar o crescimento, são chamados de inoculo. Os microorganismos que crescem e se multiplicam nos meios de cultura são denominados cultura. (TORTORA, 2005).
Quando se deseja o crescimento de bactérias em um meio sólido, um agente solidificante como o ágar é adicionado ao meio. O ágar é um polissacarídeo complexo obtido a partir de algas marinhas que já vem sendo bastante utilizado para deixar alimentos como geléias e sorvetes mais espessos. ( TORTORA, 2005).
- OBJETIVO
✓ O objetivo desta prática foi observar o crescimento microbiano em meio de cultura, analisando as amostras coletadas em ambiente da faculdade.
- MATERIAIS
✓Meio de cultura ágar nutriente
✓ Ambiente da faculdade
✓ Pincel
✓Estufa incubadora
- METODOLOGIA
✓Escolha um ambiente da faculdade
✓Abrir a placa de Petri com o meio de cultura e deixar aberta por 30 min.
✓ Retornar ao laboratório
✓ Identificar a placa
✓ Incubar a placa a 36ºC/24 h
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
✓ Houve crescimento microbiano?
Sim
✓ Pigmentação das colônias bacterianas?
Branca, amarela e alaranjada
✓ Consistência: micóide, rugosa ou algodonosa?
Mucóide e rugosas( bactérias)
✓ Sugestivas : bactérias ou fungos?
Bactérias
- REFERÊNCIA BILIOGRÁFICA
TORTORA, G.J;B.; CASE, C.L; Microbiologia, 8 ª ED; Editora Artmed, p 156, 163, 164,2005.
MADIGAN, M.T; MARTINKO, J.M; PARKER, J; Microbiologia de Brock. 10 ª Ed.; Editora Pearson, p 54-55, 101-102, 2004.
...