A APRESENTAÇÃO DO TEMA
Por: ctremel • 29/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.296 Palavras (10 Páginas) • 429 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
A ergonomia é a adaptação de um objeto e/ou espaço para realizar seu manuseio. Tem como objetivo analisar os postos de trabalho e também sua produção diária, com finalidade de promover saúde, conforto, efetividade e prevenção de lesões. (IIDA, 2005).
As predisposições a doenças e danos à saúde pode estar correlacionado a má postura, manuseios incorretos e tempo excessivo em uma determinada posição. Nesses casos onde ocorre uma irregularidade seja por tempo de uso ou postural o organismo sofrerá estresse e poderá se manifestar através de dor corporal, tal dor é considerada como aviso ao corpo, pedindo pelo repouso. Se não respeitar este sinal o estresse poderá sofrer evolução para um caso crônico, posteriormente para incapacidades e perda de função. (RANNEY, 2000)
.
Se tratando das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), atual DORT – Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, as mesmas foram reconhecidas como doença ocupacional pela Previdência Social e atualmente são a 2º causa de afastamento do trabalho no Brasil (ABRANTES, 2004, p. 11).
A fisioterapia e a ergonomia poderá auxiliar no dia a dia dos seus colaboradores, realizando adequações necessárias, assim garantindo a preservação da saúde dos envolvidos.
2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
O escritório SL- Advocacia Lourenço e Schmidt – Assessoria Jurídica, localizado na rua Francisco de Paula Pereira, centro, no município de Canoinhas.
Assessoria jurídica é a modalidade de atividade jurídica, privativa de advogado (art. 1º, II, da lei nº 8.906/94), prestada, habitual, continua e indiscriminadamente, ao empresário (individual, sociedade empresária, EIRELI ou Microempreendedor Individual), sugestivamente focada na prevenção dos riscos e percepção de benefícios legais. Desenvolve ferramentas e auxiliar a empresa ou pessoa física na execução das suas tarefas diárias, assumindo a responsabilidade por todos os procedimentos legais da mesma.
Equipe é constituída de 10 colaboradores, realiza em média 40 atendimentos diários presenciais.
3 OBJETIVOS DA ANÁLISE
Identificar possíveis situações de trabalho que causem danos na saúde do trabalhador seja ele mental ou físico.
- Adequação no posto de trabalho para maior conforto do trabalhador, buscando mais eficiência, produtividade e prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.
4 METODOLOGIA APLICADA
Para a realização da analise no posto de trabalho aplicou-se o estudo ergonômico do ambiente, conforme:
• Descrição das tarefas executadas.
• Estudo da demanda do atendimento.
• Sugestões de melhorias no posto de trabalho bem como: Ambiente e Segurança.
4.1 MATERIAIS E MÉTODOS.
Para realizar a análise será utilizado a ferramenta RULA, e o Check-List de Couto (2014) para avaliação das condições ergonômicas em postos de trabalho e ambientes informatizados, ele permite avaliar a condição ergonômica de acordo com o percentual da soma dos pontos classificando-a em: excelente, boa, razoável, ruim e péssima.
5 CONCLUSÃO
O estudo foi concluído após ser realizado o check list (COUTO 2014) e da analise postural realizado no RULA. Baseado nas avaliações observou-se que a postura assumida de todos os colaboradores não é aceitável, pois, conforme Marques (2010) postura adequada é aquela que previne movimentos compensatórios, distribuindo adequadamente as cargas.
Considerando o resultado da análise, foi sugerido intervenções para minimizar as falhas encontradas no posto de trabalho, devido a inadequações do espaço físico e itens que compõem toda a estrutura do escritório.
REFERÊNCIAS
IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2005.
RANNEY, D. Distúrbios osteomusculares crônicos relacionados ao trabalho. São Paulo: Roca, 2000
ABRANTES, A. F. Atualidades em ergonomia: logística, movimentação de materiais, engenharia industrial, escritórios. São Paulo: Imam, 2004.
COUTO, Hudson de Araújo. et al. Check-list para avaliação das condições ergonômicas em postos de trabalho e ambientes informatizados. Ergoltda, Brasil, 2014.
APÊNDICE A – CHECK LIST
Avaliação Da Cadeira
1 – Cadeira estofada – com espessura e maciez adequadas? Não (0) Sim (1)
2 – Tecido da cadeira permite transpiração? Não (0) Sim (1)
3 – Altura regulável e acionamento fácil do mecanismo de regulagem? Não (0) Sim (1)
4 – A altura máxima da cadeira é compatível com pessoas mais altas ou com pessoas baixas usando-a no nível mais elevado? Não (0) Sim (1)
5 – Largura da cadeira confortável? Não (0) Sim (1)
6 – Assento na horizontal ou discreta inclinação para trás? Não (0) Sim (1)
7 – Assento de forma plana? Não (0) Sim (1)
8 – Borda anterior do assento arredondada? Não (0) Sim (1)
9 – Apoio dorsal com regulagem da inclinação? Não (0) Sim (1)
10 – Apoio dorsal fornece um suporte firme? Não (0) Sim (1)
11 – Forma do apoio acompanhando as curvaturas normais da coluna? Não (0) Sim (1)
12 – Regulagem da altura do apoio dorsal: existe e é de fácil utilização? Não (0) Sim (1)
13 – Espaço para acomodação das nádegas? Não (0) Sim (1)
14
...