A Anatomia do Coração
Por: stefisio19 • 23/5/2021 • Trabalho acadêmico • 917 Palavras (4 Páginas) • 474 Visualizações
Coração
https://museuanatomia.ufms.br/18-2/
O coração é um órgão muscular oco, presente nos seres humanos e em outros animais. Este órgão é o principal responsável pela circulação sanguínea, e se dá através de vasos sanguíneos do sistema circulatório. A circulação sanguínea é essencial para que ocorra a chegada dos devidos nutrientes e também do oxigênio a todas as células do corpo. Nos seres humanos o coração está localizado na parte inferior do mediastino médio, região esta que fica entre os pulmões.
Tal órgão possui o formato semelhante a um cone invertido com o ápice (ponta) voltado para baixo, pesa em média de 250g a 300g e mede aproximadamente 12cm de comprimento e 9cm de largura podendo ser comparado ao tamanho de um punho fechado. Caso o peso do coração exceda o peso de 500g, peso já identificado como crítico, o fluxo sanguíneo que vai para musculo cardíaco se tornará insuficiente gerando uma isquemia ou seja, falta de fluxo sanguíneo e ocasionando assim a morte do tecido cardíaco ou infarto.
Constituição do coração
Este órgão possui quatro cavidades, sendo identificadas como dois átrios e dois ventrículos. É através dos átrios, cavidades superiores, que o sangue chega ao coração e pelos ventrículos, cavidades inferiores, que o sangue sai do coração. Átrios ou aurículas são identificadas como as cavidades superiores do coração localizadas logo acima dos ventrículos e são separadas por válvulas cardíacas. Sua principal função é facilitar a circulação sanguínea através da contração e do relaxamento rítmico. Esse processo de contração e relaxamento do coração é chamado de sístole e diástole. É através das veias que os átrios recebem o sangue da grande e também da pequena circulação, porém esse sangue recebido por elas não se misturam pois, as mesmas são separadas uma da outra.
No átrio direito ocorre a recepção do fluxo venoso desoxigenado (sem oxigênio), das veias cava inferior e superior, do seio coronário e também das veias cardíacas anteriores e menores. O átrio direito realiza ainda a transmissão do sangue, através da valva tricúspede, para o ventrículo direito. Já o átrio esquerdo fica responsável pela coleta do sangue oxigenado que volta do coração pelas veias pulmonares. É neste mesmo átrio esquerdo que é passado o volume sanguíneo, ao ventrículo esquerdo no exato momento em que o átrio se contrai e consequentemente a valva mitral é aberta. Assim como os átrios, existem dois ventrículos, um do lado direito do coração e outro no lado esquerdo do coração.
Os ventrículos referem-se as câmaras inferiores do coração, são maiores e também mais estreitos em seu ápice se comparados com os átrios, tem a função de bombear o sangue para circulação sistêmica. O ventrículo direito fica separado do átrio direito através da válvula tricúspede e bombeia o sangue desoxigenado (sem oxigênio) para os pulmões pela artéria pulmonar.
Já o ventrículo esquerdo tem sua separação do átrio esquerdo, ou também conhecida como aurícula esquerda, realizada pela válvula mitral onde bombeia o sangue oxigenado do corpo humano através da aorta. Quando a valva tricúspede se relaxa, o ventrículo direito colhe o sangue sem oxigênio da aurícula direita e o bombeia através de contrações rítmicas em seguida o direciona ao tronco pulmonar através da valva pulmonar. Somente através desse processo que o sangue passa para a artéria pulmonar e assim para o interior dos pulmões.
Coração Músculo Cardíaco
...