A História da Crioterapia
Por: Leandro de Paula • 6/6/2016 • Projeto de pesquisa • 1.434 Palavras (6 Páginas) • 2.234 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
PRIMEIROS SOCORROS
CRIOTERAPIA
CONCEITOS E APLICAÇÕES NO ESPORTE
DANILO MOREIRA DA SILVA PEREIRA RA: B74304-2
GABRIELE MARCELI RA:C71002-4
KAUÃ LUCAS DE OLIVEIRA RA: C60223-0
MELISSA CAPANEMA DE PAULA RA: C70146-7
WASHINGTON BARBOSA RAMALHO RA: C655HD-3
MARIA JOSE ALVES DE CARVALHO RA: C66124-4
SÃO PAULO
2015
História da Crioterapia
A crioterapia não possui surgimento definido, porém o uso de altas temperaturas já era bem difundido desde a Pré-história, na época de A.C.pelos gregos e romanos usavam neve e gelo natural para tratar problemas médicos. Porém a relatos que Hipócrates usava gelo ou neve antes de uma cirurgia e que Dominique Jean Larrey (médico de Napoleão Bonaparte) elaborava, em soldados, amputações menos dolorosa em temperaturas abaixo de zero. As primeiras publicações em livros e artigos foram em 1800. Agora sobre recursos terapêuticos são de Shaubel (1946), nos Estados Unidos, onde é citada em uma pesquisa de Fay e Henry, que utilizavam a operações cirúrgicas com efeitos no metabolismo, reduzindo o risco de choque e gangrena.
Nas décadas de 1970,1980 e 1990 as pesquisas em laboratórios e clinicas ajudaram a aprimorar as aplicações na crioterapia.
Conceitos
A crioterapia pode ser definida como a terapia pelo frio ou terapia fria com a aplicação de qualquer substância fria no corpo. A crioterapia engloba uma grande quantidade de técnicas, específicas que utilizam o frio nas formas, físico líquido (água), basicamente se trata de imersão em água gelada, sólido (gelo), bastante utilizada na área esportiva e gasosa (gases), como o spray analgésico. Com o objetivo terapêutico de retirar calor do corpo. A retirada de calor do corpo tem por objetivo induzir os tecidos a um estado de hipotermia, para favorecer uma redução da taxa metabólica local.
Indicada nos casos de controle da inflamação, controle do edema, controle da dor, diminuição do espasmo muscular e facilitação da contração muscular.
Métodos e Aplicações na Crioterapia
Para escolher o método de aplicação tem que ter como principais objetivos notar a área que ira ser tratada, o tempo de aplicação varia dependendo do método que será utilizado. Serão citados três métodos:
- Bolsas frias
Podem ser guardadas na área de refrigeração em uma unidade ou em um freezer doméstico. Para ser utilizado em casa tem de se colocar uma toalha entre a bolsa e a superfície da pele, por questão de higiene, tendo que a toalha estar molhada para que facilite a transferência de energia. As marcas comerciais possuem gel de sílica e tem diferenciados tamanhos e formatos para colocar sobre a área lesionada de forma que possa adaptar.
- Massagem com gelo
A técnica de massagem com gelo pode ser passada para pacientes de aplicação domésticas, tendo que especificar que é feito somente em uma área geralmente pequena. O gelo tende-se a ser aplicado sobre a pele em movimentos circulatórios e vai-e-vem. O cliente poderá sentir reações distintas como frio intenso, queimação, dor e analgesia.
- Banho de imersão
Baseia-se na colocação do gelo sobre uma parte do corpo em um recipiente que contenha água ou gelo (triturado ou em cubos). Pela maior exposição ao frio é um considerado muito desconfortável. O tempo de aplicação varia de 5 a 20 minutos submetendo-se ao grau de tolerância do paciente.
EFEITOS FISIOLÓGICOS
Os efeitos fisiológicos pelo uso da crioterapia diminuição da dor, da inflamação e de espamos muscular ocorrendo redução da dor e aumento de mobilidade com estímulos, estimula a circulação e também estimula o relaxamento.
Os efeitos fisiológicos será divididos em 3 grupos principais os efeitos circulatórios,inflamatórios e metabólicos.
Efeitos circulatórios
Quando o paciente começa com o tratamento da crioterapia a mudança da temperatura dos tecidos ocasiona diminuição do metabolismo, e diminuição de quantidade de oxigênio e nutrientes, na área afetada, neste caso fica evidente a indicação de crioterapia nas lesões esportivas. Há melhor drenagem linfática por conta da pressão no liquido extravascular.
Algumas das principais funções decorrentes da crioterapia no sistema circulatório é a diminuição do fluxo sanguíneo, este efeito limita o aumento da lesão e o sangramento inicial.
Efeitos inflamatórios
A crioterapia sobre os efeitos inflamatórios não a altera, mas sim adia,controlando assim a intensidade do processo inflamatório, tendo que pensar no tipo do frio, tempo de aplicação e conduta preventiva, para que a reação inflamatória não se exponha.
Efeitos metabólicos
A crioterapia favorece a diminuição do metabolismo, e juntamente com esta redução ocorre à hipotermia, que tem como principal objetivo reduzir a atividade metabólica da parte machucada.
PRECAUÇOES
Hipertensão
Há uma possível elevação de ambas a artérias diastólicas e sistólicas por causa disso deveram ter uma supervisão maior.
No caso de aumento de pressão a sessão deve ser interrompida.
Por serem necessárias muitas horas de tratamento o paciente pode sofrer de neuropraxia entre outras indicações.
Para pacientes idosos a crioterapia pode diminuir a retenção de calor
Contraindicações para a crioterapia
- Áreas com comprometimento vascular arterial;
- Cuidados em hipoestesias:
- Criopatias
- Intolerância ao frio
- Circulação insuficiente
Cuidados e benefícios sobre crioterapia do esporte
Como toda terapia a crioterapia tem seus cuidados, começando já pelo ambiente com a higienização do local em que serão aplicadas as seções, não há uma necessidade de um cuidado especifico em termos de aplicação e local.
...