ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM BEBÊS PREMATUROS
Por: nathysousaq • 3/4/2022 • Resenha • 347 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
Busca Ativa: Resumo do artigo
ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA ATRAVÉS DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM BEBÊS PREMATUROS
Este artigo tem como objetivo mostrar os resultados positivos que a fisioterapia precoce traz para a vida de um bebê prematuro, como também, mostrar as causas do atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e como afeta as crianças desde o nascimento.
Por diversos fatores uma mãe pode ter um parto prematuro, e os bebês prematuros podem correr risco de vida e também vários riscos de não conseguir ter um desenvolvimento normal como as outras crianças que nascem de 9 meses (40 semanas), por isso, a estimulação precoce é muito importante para o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo e afetivo de um bebê prematuro. Essa intervenção deve começar o quanto antes, principalmente antes dos 3 anos de idade, pois possibilita maiores chances de prevenir ou reduzir a instalação de padrões posturais e movimentos anormais. Esse tratamento deve ser feito desde a UTI neonatal, como também em casa, com a orientação dos profissionais, os pais devem humanizar o ambiente em que o bebê vai ficar e ocasionar a melhor qualidade de postura para evitar padrões anormais. Por esse motivo, uma avaliação detalhada para identificar todas as disfunções e preparar um plano de tratamento detalhada para o bebê é super importante.
E com base nos estudos, mostra que essa intervenção precoce, principalmente com a ajuda dos pais, traz um estimulo maior para o bebê realizar todas as tarefas e atividades de forma independente. Os primeiros anos de vida são os mais importantes para a maturação neurológica e o alcance da independência motora, por isso a estimulação precoce é o mais indicado para essas crianças. Mesmo ficando claro que essa intervenção fisioterapêutica precoce é totalmente eficaz, muitos bebês são encaminhados tardiamente para a fisioterapia, podendo ter mais probabilidades de ter alterações patológicas instalada na criança.
Sendo assim, o artigo teve como finalidade mostrar que a prematuridade é um dos principais motivos para o aparecimento de alterações motoras e funcionais nos bebês e que a intervenção precoce é o melhor caminho para o desenvolvimento dessa criança, principalmente com a ajuda/estímulo dos pais da criança.
Referência:
file:///C:/Users/natha/Downloads/Revista-Atualiza-Saude-v-5-n-5.pdf
...