Atividade Complemetar RTM
Por: keteelyn Silva • 12/12/2020 • Artigo • 965 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
ATIVIDADE COMPLEMENTAR – Prof. Marcela Leite
RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS
LEIA O ARTIGO Neurofisiologia da terapia manual E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
- Descreva sobre a neurofisiologia da disfunção medular
A neurofisiologia da disfunção medular, mostra que as lesões ou aderências do sistema nervoso periférico podem mudar a sensibilidade, o recrutamento muscular tendo como consequência disto, uma deficiência no controle motor, que irá atuar de forma indireta no Sistema Nervoso Central. A maioria dos nervos periféricos é formado em sua maioria por fibras sensitivas, e desta parte sensitiva cerca de 80% transmitem impulsos vindos de receptores tipo III e IV. As aferências tipo III e IV que são mecanoceptores e nociceptores têm ação importante nos motoneurônios, gama de inflamação e edema neural, A fim de identificar a proporção entre tempo e magnitude da compressão com a recuperação do nervo, Dahlin e McLean, bloquearam o transporte axonal com pressão de 50 mmHg por 2 horas e observaram que a repercussão, deste bloqueio apenas se reverteu em 24 horas, enquanto duas horas de compressão a 200 mmHg se reverteu em 3 dias e duas horas de compressão a 400 mmHg. Tanto os transportes que levam para frente como os que levam para trás, podem ser interrompidos por uma compressão suave de 30-50 mmHg. Sendo assim, alguns autores já identificaram que a pressão endoneural local do nervo e do gânglio da raiz dorsal aumenta relativamente com a sobrecarga mecânica. A sobrecarga na raiz nervosa gera uma alteração na propagação do impulso elétrico e na velocidade de condução, um disparo neuronal recorrente na coluna dorsal medular, o que pode liderar a sensibilização da dor. No geral esse mecanismo pode gerar uma cascata no sistema imunológico, com presença de infiltrado celular imune na medula, havendo assim permanência da dor crônica, a ativação imune com produção de citocina pode indiretamente induzir a expressão de vários mediadores de dor como o glutamato, óxido nítrico e prostaglandinas no SNC, levando a uma sensibilização medular, a ativação destas aferências causa dor, alteração proprioceptiva e distúrbio do controle motor via efeitos no sistema gama.
2. Como é o mecanismo da sensibilização central?
É sugerido que um aumento multisegmentar e difuso da atividade eletromiográfica pode representar uma alteração motora da sensibilização central. Estas alterações podem incluir aumento da excitabilidade do motoneurônio alfa e aumento da excitabilidade da musculatura intrafusal via motoneurônio gama, Uma lesão inicial ativa nociceptores locais. As fibras nervosas A beta e C se tornam sensibilizadas e ambas apresentam baixos limiares de disparos. Lesões teciduais do sistema musculoesquelético resultam em intensificação das aferências dos nociceptores sensibilizados e de outros neurônios sensitivos, remodelam o gânglio dorsal da coluna. Células do gânglio da raiz dorsal podem se tornar a causa tanto de disparos ectópicos espontâneos quanto de atividade anormal, evocado por estimulação simpática e/ou mediadores químicos endógeno e por estímulos como temperatura, citocinas, catecolaminas e estímulos metabólicos e mecânicos
3. Quais são os efeitos da terapia manual no sistema nervoso autônomo?
Encontraram alterações na frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura da pele após mobilizações articulares do cotovelo. Estes efeitos associado ao efeito de hipoalgesia têm sido mencionados como uma resposta de vias descendente centrais Manobras de mobilização cervical também já evidenciaram achados semelhantes de hipoalgesia e alterações no sistema nervoso autônomo simpático, Grimm, Cunningham e Burke, encontraram aumento do controle sudomotor e vasomotor, além de uma atenuação do mecanismo de barorreflexos em indivíduos com lesão musculoesquelética aguda quando comparados com o grupo controle, Os efeitos neurofisiológicos da terapia manual dependem da técnica aplicada, pois cada receptor responde a um determinado estímulo e gera um efeito específico.
4. De acordo com o artigo em questão, fale um pouco sobre:
- Técnica de manipulação vertebral:
São manobras e técnicas físicas, feitas à mão e sem aparelhos, a manipulação vertebral tem como objetivo o desarme de pontos gatilho-vertebrais (trigger-points) que são os locais, na coluna vertebral, onde a dor se origina. A fim de demonstrar alterações ocorridas no SNC após manipulação vertebral, Taylor e Murphy, conduziram um estudo com mapeamento cortical através de potencial evocado (SEP), antes e por até 30 minutos após uma única manipulação cervical, e encontraram os seguintes resultados: as aferências musculares (provavelmente tipo Ia) são os principais mediadores dos efeitos neurológicos centrais da manipulação vertebral, Pode alterar o processamento da aferência Ia devido às alterações encontradas na região frontal , comprovaram não ser necessário ocorrer o fenômeno de cavitação durante a manipulação vertebral para ocorrer os efeitos neurofisiológicos.
...