EQUIPAMENTOS MECANOTERAPÊUTICOS
Por: Tha Rosalen • 23/9/2021 • Seminário • 645 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA
CURSO DE FISIOTERAPIA
THALITA CAROLINA ROSALEN
EQUIPAMENTOS MECANOTERAPÊUTICOS NA PRÁTICA CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA – Revisão de Literatura
SÃO CARLOS
2021
THALITA CAROLINA ROSALEN
EQUIPAMENTOS MECANOTERAPÊUTICOS NA PRÁTICA CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA – Revisão de Literatura
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina TCC1 do curso de graduação em Fisioterapia do Centro Universitário Central Paulista como parte dos requisitos para avaliação.
Orientadora: Prof.ª Ms. Sandra Maria Beltrami Doltrário
SÃO CARLOS
2021
1 INTRODUÇÃO
A mecanoterapia pode ser definida como todo processo terapêutico no qual os exercícios são realizados de maneira ativo-resistida, com o uso de forças externas mecânicas, como halteres, polias, elásticos, molas e outros. Esses exercícios buscam restaurar, promover ou desenvolver a manutenção da força muscular, a flexibilidade, a coordenação e a mobilidade dos pacientes. Também pode ser usada como técnica para promover um maior ganho de massa e de potência muscular, quando essas estão diminuídas devido a lesões Nos equipamentos da mecanoterapia podem ser classificados de acordo com a sua função e o grau de patologia apresentada pelo paciente em seu estado natural, como equipamentos de treino de marcha que são utilizadas barras paralelas, escada de canto, treino móvel com cinta de sustentação, tábua de inversão-eversão, rampa.
Equipamentos que não promovem resistência e são considerados facilitadores: barra de ling., prancha ortostática, tábua de quadríceps, exercitador de ombro. Equipamentos que oferecem resistência aos membros inferiores ou superiores, ou seja, são aqueles que, ao mesmo tempo, auxiliam o movimento e proporcionam resistência ao longo da sua execução: flexor de dedos, rolo de punho, mesa de Kanavel, halteres, Mesa de Bonet, cama elástica Equipamentos que promovem trações, sendo que essas podem acontecer por meio de vários princípios, como pneumático, mecânico, manual ou elétrico.
2 JUSTIFICATIVA
A evolução do conhecimento do movimento humano proporcionou um grande avanço na reabilitação em busca de melhoras funcionais e ganhos na performance física. Muitos equipamentos para realização de exercícios foram desenvolvidos e aprimorados, mas há poucos artigos que exploram o uso. Desta forma este trabalho tem sua importância em contribuir para preencher esta lacuna, sendo que sua realização trará informações de uso e indicações, bem como informações de tratamentos em diferentes patologias onde os equipamentos tenham sido empregados.
...