Mecanoterapia
Por: biazinhacruz • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 505 Palavras (3 Páginas) • 797 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Taubaté
Ana Clara Belizário – 6814003809
Beatriz Aparecida da Cruz – 5212955022
Jaqueline de Souza Borges - 6662431423
Manuela Fernanda da Costa – 6659395025
MECANOTERAPIA
Taubaté
2015
Ana Clara Belizário – 6814003809
Beatriz Aparecida da Cruz – 5212955022
Jaqueline de Souza Borges - 6662431423
Manuela Fernanda da Costa – 6659395025
MECANOTERAPIA
Atividades Práticas Supervisionadas para obtenção de aprovação parcial na disciplina de Recursos Fisioterapêuticos II no curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Taubaté.
Orientador: Prof. Gustavo Leme
Taubaté
2015
A mecanoterapia
Mecanoterapia diz respeito a um conjunto de técnicas de tratamento nas quais utiliza-se forças externas mecânicas, afim de promover força muscular e mobilidade articular.
Os aspectos que devem ser proporcionados na utilização desse tipo de recurso terapêutico é a conversão de energia potencial, química ou metabólica, em energia cinética, mecânica.
O fisioterapeuta desempenha a função de ajudar as pessoas com alguma limitação física a retomar suas atividades de vida diária. Isso inclui reeducação do movimento, correção postural, recuperações traumáticas e até mesmo o alívio de dores provocadas pela tensão do dia-a-dia.
Necessidades mecanoterápicas para um tratamento
O primeiro passo para um tratamento é analisar as necessidades do paciente individualmente, levando em consideração características anatômicas e fisiológicas diferentes. Para que o trabalho apresente efetividade é de extrema importância avaliar o comprometimento e limitações funcionais, mensurando resultados.
O comprometimento limita ou altera a habilidade do indivíduo em desempenhar uma atividade.
Durante o processo de recuperação de força muscular e das capacidades funcionais, o exercício ativo é mais eficaz, por isso é o mais utilizado.
Exercícios utilizados na mecanoterapia
Exercícios passivos: São produzidos por uma força externa devido ao relaxamento voluntário ou inatividade muscular.
Podemos citar o exemplo do MPC (mobilização passiva contínua), que é a execução do movimento passivo através de um dispositivo mecânico que move uma articulação de modo leve e contínuo por uma ADM controlada. Essa técnica foi criada por Robert Salter, com as seguintes finalidades: prevenir aderências, estimular regeneração de tendões, ligamentos e incisões, estimular produção de líquido sinovial, prevenir efeitos crônicos de imobilização e auxiliar no retorno da ADM normal pós procedimento cirúrgico.
...