MECANOTERAPIA: COMO A PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS PROMOVEM O REPARO DE TECIDOS
Por: Daniele Medeiros • 5/5/2019 • Resenha • 617 Palavras (3 Páginas) • 518 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDICA
Daniele da Rocha Medeiros
MECANOTERAPIA: COMO A PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS PROMOVEM O REPARO DE TECIDOS
Criciúma / SC 2017
Daniele da Rocha Medeiros
MECANOTERAPIA: COMO A PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FISIOTERAPÊUTICOS PROMOVEM O REPARO DE TECIDOS
Resenha apresentada para a disciplina fisioterapia aplicada às disfunções traumato ortopédica I (bases cinesioterepêuticas e mecanoterapêuticas) no curso de pós graduação em fisioterapia traumato ortopédica, da Universidade do Extremo sul catarinense - UNESC.
Prof. Fábio Sprada de Menezes
Criciúma /SC 2017
RESENHA
K M Khan, A Scott. Mechanotherapy: how physical therapists’ prescription of exercise
promotes tissue repair. Canadá : Br J Sports Med, 2009; p 247–251.
O estudo em questão retrata o conhecimento cientifico a respeito da mecanoterapia relacionando a cargas que podem ser utilizadas para estimular a reparação e remodelação de tecido ósseo, muscular, cartilaginoso e tendíneo.
O artigo aponta o que acontece no nível do tecido para promover reparos e remodelação, sendo um mecanismo chamado de mecanotransdução que pode ser interpretado como o processo pelo qual as células convertem estímulos mecânicos em uma resposta bioquimica, isso promove uma mudança estrutural, como por exemplo uma adaptação óssea a
carga. De acordo com autores, a transformação desse mecanismo geralmente é dividida em três etapas: (1) processo de mecanização, que é uma carga física ( cisalhamento e compressão) que causa perturbação física direta ou indireta transformando em sinais químicos dentro e entre células (2) comunicação célula – célula as proteínas de sinalização para este passo incluem cálcio e inositol trifosfato, um estimulo local leva uma célula distante a registrar um novo sinal mesmo que ela não receba estimulo mecânico (3) resposta efetora focalizamos o limite entre a matriz extracelular e uma única célula promovendo reparo e remodelação.
No tendão a resposta induzida por carga é uma regulação positiva do fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-I), levando a uma resposta de remodelação dentro do tendão. No entanto, os autores citam estudos recentes que sugerem que outros fatores de crescimento e citocinas, além de IGF-I, também são susceptíveis de desempenhar esse papel.
O músculo responde bem aos estímulos funcionais induzidos por carga mecânica. A concentração circulante da IGF tem um papel essencial durante o crescimento e desenvolvimento muscular. A manipulação genética do IGF-1 tem demonstrado consideráveis efeitos anabólicos em estudos com animais. Essa isoforma, é denominada de mecâno fator de crescimento (MGF). As ações do IGF-1 e do MGF estimulam a síntese protéica bem como a ativação, proliferação e diferenciação das células satélite.
Já a cartilagem articular as células constituintes são os condrócitos.
...