O Trabalho sobre CIF e Marcha Ceifante
Por: Guilherme Junior • 23/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.165 Palavras (9 Páginas) • 471 Visualizações
FACEMG – FACULADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS
FISIOTERAPIA
José Guilherme Botelho Junior
TRABALHO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL
BELO HORIZONTE
2018
José Guilherme Botelho Junior
TRABALHO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL
Trabalho apresentado a Faculdade De Ensino de Minas Gerais – FACEMG como requisito parcial para obtenção de nota para Np2 em Fisioterapia.
Professora Vanessa Leroy
BELO HORIZONTE
2018
CIF
- Conceito
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, mais conhecida como CIF, e um novo sistema de classificação inserido na Família de Classificações Internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS), utilizada para a aplicação em vários aspectos da saúde, fornecendo um sistema para a codificação de muitas informações sobre saúde como diagnóstico, incapacidade e funcionalidade. A CIF foi aceita por 191 países como a nova norma internacional para descrever e avaliar a saúde e a deficiência. Este modelo aborda a funcionalidade e a incapacidade de acordo com as condições de saúde, através das funções dos órgãos, ou através dos sistemas e estruturas do corpo, indicando o que um indivíduo pode ou não fazer no seu cotidiano. A CIF ela define os componentes da saúde e alguns componentes do bem-estar que estão relacionados à saúde como educação e trabalho, além de classificar funções e estruturas do corpo e atividades e participação.
- Objetivo
A CIF é uma classificação com múltiplas finalidades e foi elaborada para servir a várias disciplinas e diferentes setores, baseando o seu interesse no conceito "vida". Está classificação tem seus objetivos inter-relacionados, tendo como objetivo principal proporcionar um esquema de codificação para informação de saúde, proporcionando assim uma linguagem padronizada e unificada, permitindo a comunicação sobre saúde e assistência médica em todo o mundo e entre várias disciplinas. Possui também os objetivos de proporcionar uma base científica para a compreensão e o estudo dos determinantes da saúde e das condições relacionadas a ela, permitindo a comparação de dados entre países e entre disciplinas relacionadas com os cuidados de saúde em diferentes momentos ao longo do tempo, facilitando assim a divulgação de informação na área dos cuidados de saúde pessoais, destruindo barreiras sociais. Muitas pessoas erradamente, consideram, que a CIF refere-se unicamente a pessoas com incapacidades, mas na verdade, ela se aplica a todas as pessoas. Com tudo, a CIF tem aplicação universal.
- Componentes
A CIF agrupa, de maneira ordenada, os domínios da saúde e os domínios relacionados com a saúde. Dentro de cada componente, os domínios são agrupados de acordo com as suas características comuns e ordenados segundo essas características. A classificação está organizada de acordo com um conjunto de princípios. Esses princípios referem-se à capacidade de inter-relação dos níveis e à hierarquia dos conjuntos de níveis. Entretanto, algumas categorias na CIF não estão organizadas de maneira hierárquica, mas como membros iguais de um mesmo ramo. A CIF estrutura a informação de forma útil, integrada e facilmente acessível. Permitindo descrever situações que tem relação com a funcionalidade do ser humano e as suas restrições e pode-se utilizar o enquadramento para organizar esta informação. Este sistema de classificação organiza-se em duas partes; (I) Funcionalidade e Incapacidade, e (II) Fatores Contextuais. Cada parte possui dois componentes:
- Componentes da Funcionalidade e da Incapacidade.
Possui o componente Atividades e Participação, que cobre a faixa de domínios que indicam os aspectos da funcionalidade, tanto na perspectiva social como individual. Quanto a definição de atividade no contexto de saúde: é a execução de uma tarefa, atividade ou ação por um indivíduo.
Já o componente Corpo inclui duas classificações, uma para as estruturas do corpo e outra para as funções dos sistemas orgânicos. Nas duas classificações os capítulos estão organizados de acordo com os sistemas orgânicos. Quanto a definição de corpo no contexto de saúde: refere-se ao organismo humano como um todo, incluindo o cérebro e as suas funções.
Os componentes da funcionalidade e da incapacidade são interpretados utilizando três constructos relacionados, mas separados. Para o componente Atividades e Participação estão disponíveis dois constructos: capacidade e desempenho. A funcionalidade e a incapacidade de uma pessoa são compreendidas com uma interação dinâmica entre os estados de saúde como doenças, perturbações, lesões e traumas, e os fatores contextuais.
- Componentes dos Fatores Contextuais.
O primeiro tópico dos Fatores Contextuais é uma lista de Fatores Ambientais. Estes fatores têm um impacto sobre todos os componentes da funcionalidade e da incapacidade e estão organizados de forma sequencial, do ambiente mais imediato do indivíduo até ao ambiente geral. Quanto a definição de fatores contextuais no contexto de saúde: constituem o ambiente físico, social em que as pessoas vivem e conduzem sua vida.
Segundo tópico dos Fatores Contextuais são os Fatores Pessoais, mas eles não estão classificados na CIF devido à grande variação cultural e social associada aos mesmos. A CIF inclui uma lista abrangente de fatores ambientais que são considerados como um componente essencial desta classificação. Os fatores ambientais são interligados a todos os componentes da funcionalidade e da incapacidade. O constructo básico do componente dos Fatores Ambientais é o impacto facilitador ou limitador das características do mundo físico e social.
Cada componente da CIF pode ser expresso em termos positivos e negativos. Estes componentes possuem vários domínios e em cada domínio há várias categorias, que são as unidades de classificação. A saúde e os estados relacionados com a saúde de um indivíduo são registados através da seleção do código ou códigos apropriados da categoria e do acréscimo de qualificadores, códigos numéricos que especificam a extensão, magnitude da funcionalidade ou da incapacidade naquela categoria, ou em que medida um fator ambiental facilita ou constitui um obstáculo.
...