O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES QUE ACONTECEM COM O IDOSO COM O PASSAR DOS ANOS
Por: Núbia Ribeiro • 21/11/2020 • Trabalho acadêmico • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 529 Visualizações
O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES QUE ACONTECEM COM O IDOSO COM O PASSAR DOS ANOS
O envelhecimento é um processo de diminuição orgânica e funcional mas não se caracteriza como doença e que sabemos que é um processo inevitável e que acontece com o passar do tempo. É um processo natural mas com aumento da fragilidade e vulnerabilidade tendo em vista os problemas de saúde que vem com ele.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um estudo que mostra um aumento na população de idosos nos próximos anos sendo maior que a população de jovens e que esses números continuarão a aumentar com o passar do tempo. Com isso vem o aumento dos problemas na saúde, INSS e no bem estar dessas pessoas.
De acordo com alguns autores o envelhecimento pode ser primário, secundário ou terciário. O envelhecimento primário é um processo em que todos nós vamos passar por ele, independente de idade, escolaridade ou situação financeira pois é da genética humana. Esse processo pode ser curto ou longo dependendo do estilo de vida da pessoa. O envelhecimento secundário a pessoa tem vários problemas de saúde não ligados ao envelhecimento com interferência de doenças e do ambiente. E o envelhecimento terciário se caracteriza pela grande perda cognitiva e física desses indivíduos decorrentes da idade.
Não se deve caracterizar um idoso apenas pela idade cronológica pois deve-se considerar também problemas de saúde que eles apresentam. Deve-se levar em conta condições funcionais, físicas, mentais e biológicas que esses indivíduos possam ter.
O envelhecimento traz consigo muitos efeitos cardiovasculares, como maior rigidez da parede torácica, diminuição da fluidez do sangue, redução da força do batimento cardíaco e aumento da pressão arterial. Por outro lado, o coração é obrigado a bombear mais sangue por batimento, de forma a compensar uma diminuição da frequência cardíaca. Por isso fazer atividades físicas é tão importante para o idoso.
Há também uma mudança no sistema respiratório que podem ser notáveis. A caixa torácica se torna mais rígida e os pulmões menores, há uma queda no número de alvéolos, mais distendidos devido à perda de elasticidade e essas modificações causam menor expansão pulmonar, dificultando assim o reflexo de tosse e dificuldade para expelir corpos estranhos.
O envelhecimento provoca uma diminuição da força, tamanho e o número das fibras elásticas, perda de massa ocasionando uma diminuição densidade óssea e resistência muscular, devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o tecido muscular. Estas alterações fazem com que uma pessoa se sinta mais frágil e enfraquecida, o que conduz ao sedentarismo.
Depois de uma determinada idade, que varia de acordo com a pessoa, o funcionamento do cérebro diminui. O mais atingido é o sistema nervoso central com aspectos distintos do funcionamento do cérebro como funções psíquicas, biológicas, movimentos, sensações, são afetados em ocasiões diferentes. O que mais preocupa é que esse sistema não tem a capacidade reparadora sendo mais difícil a recuperação de alguns acidentes.
Perda de memória, dificuldades em aprender, perda na autoestima, perda de amigos e parentes com todas essas mudanças os idoso se sintam mais vulneráveis, atrapalhando sua vida social e psicológica.
Todos os autores citados pontuam que a saúde intelectual e física nesse processo é de grande valia. Essas podem ser equilibradas através de atividades sociais, de lazer e atividades físicas que não deixam com que o indivíduo em fase de envelhecimento se sinta excluído da sociedade e incapaz de exercer funções.
ALTERAÇÕES MORFOFISIOLÓGICAS DECORRENTES DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O ORGANISMO HUMANO
Com o aumento do número de idosos aumentou também a quantidade de estudos sobre o assunto, principalmente sobre as dificuldades e funções físicas e biológicas. Mesmo sendo um processo natural o envelhecimento traz muitos problemas respiratórios, cardíacos e motoras atrapalhando a locomoção do idoso.
...