Trabalho de Voz
Por: wellersonramos • 20/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 783 Palavras (4 Páginas) • 484 Visualizações
[pic 1]
Curso de Fonoaudiologia
A VOZ DO LULA
VÁRZEA GRANDE
2017
HOSANA FRANCIELY
KARINE ARAUJO
LAURIENY SILVA AMORIM
THAYSSA MARQUES[pic 2]
A VOZ DO LULA
VÁRZEA GRANDE
2017
SUMÁRIO[pic 3]
INTRODUÇÃO.............................................................................................................04
CONCLUSÃO................................................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................14
INTRODUÇÃO
Análise perceptivo-auditiva, embora considerada padrão ouro na avaliação das alterações vocais, é muito questionada, principalmente no que tange à sua confiabilidade. Por se tratar de uma avaliação subjetiva, a concordância do avaliador pode ser afetada pelos seus padrões internos, experiência, tipo de escala utilizada na avaliação e tipo de voz avaliada.
A análise perceptivo-auditiva da voz representa uma ferramenta básica para caracterizar um tipo de voz ANDRADA e SILVA (2004), sendo uma forma que permite o fonoaudiólogo ajudar o paciente em sua solicitação e estabelecer uma proposta terapêutica adequada SOUZA (2006). A partir desta premissa, a avaliação se configura como o marco inicial para o diagnóstico e tratamento de uma alteração ou patologia da voz bem como para o seu aperfeiçoamento, mantendo sua importância durante o processo de evolução do indivíduo para assegurar o momento adequado de finalização da terapia CIELO (2008).
Segundo BERMAN (2014) A avaliação perceptivo-auditiva é o principal procedimento de avaliação vocal utilizado na prática clínica pelo fonoaudiólogo, capaz de caracterizar a qualidade vocal, apontando o parâmetro vocal desviado e o grau de desvio vocal, e de inferir sobre seu impacto social.
Por outro lado, a avaliação perceptivo-auditiva possui caráter essencialmente perceptivo, o que a torna sujeita a erros e variações, pois é influenciada por diversos fatores, como a experiência prévia do avaliador, conhecimento ou não dos dados de anamnese, tipo de tarefa avaliada – de voz ou fala e do protocolo utilizado.
DESENVOLVIMENTO
Político Luiz Inácio Lula da silva com disfônica em grau geral severo, caracterizado por rugosidade severa, soprosidade discreta, sem astenia com tensão moderada e instabilidade moderada.
O tempo máximo de fonação da vogal /A / foi de 8 segundos, vogal / I / 7 segundos e Vogal / U / 7 segundos sendo alterado pois o máximo do tempo de fonação para vogal sustentada para o sexo masculino e de vinte segundos, apresentou ataque vocal brusco, resistência vocal alterada, o pitch vocal grave com intensidade forte e a velocidade da
A soprosidade corresponde à presença de ruído de fundo, audível e cujo correlato fisiológico mais frequente é a presença de fenda glótica. Vale lembrar que, excepcionalmente, podemos encontrar soprosidade em casos de extrema rigidez de mucosa na ausência de fenda glótica .
A astenia, correlaciona a hipofunção das pregas vocais e pouca energia na missão, como observado em caos neurológicos.
A tensão, associada ao esforço vocal por aumento da adução glótica (hiperfunção), geralmente relacionado ao aumento da atividade da musculatura extrínseca da laringe, causando sua elevação.
...