A Acupuntura e Ansiedade
Por: Máximo Estética • 4/7/2019 • Artigo • 1.083 Palavras (5 Páginas) • 479 Visualizações
Com o caos diário, os brasileiros têm desenvolvido diversos problemas psicológicos, como transtorno depressivo, ansioso, bem como altos índices de estresse. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população.
São muitas as formas de tratar este tipo de problema, mas o que muita gente não sabe é que a acupuntura em conjunto com outras terapias, podem contribuir significativamente para eles.
O que é a ansiedade?
De acordo com Maria Helena Varella Bruna:
“O transtorno da ansiedade generalizada (TAG), segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela 'preocupação excessiva ou expectativa apreensiva', persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
É importante registrar também que, nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes.
O transtorno da ansiedade generalizada pode afetar pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Em geral, as mulheres são um pouco mais vulneráveis do que os homens.”
O que é Acupuntura?
A acupuntura é uma técnica de cura que se originou há milhares de anos da medicina tradicional chinesa (MTC). Esta prática baseia-se no conceito de que as condições médicas e os transtornos mentais são causados ??por um desequilíbrio de energia. A MTC teoriza que o corpo contém energia vital chamada Qi. Quando o corpo e a mente estão funcionando adequadamente, o Qi deve fluir pelos canais de energia do corpo. Esses canais são chamados de meridianos e estão localizados em determinados pontos do corpo.
De acordo com essa tradição, às vezes o Qi fica congestionado em diferentes vias meridianas, levando a doenças ou distúrbios. O objetivo da acupuntura é restaurar a saúde e o equilíbrio desses canais. Durante as sessões de tratamento com acupuntura, pequenas agulhas são colocadas ao longo de áreas específicas do corpo. Conhecidos como pontos de acupuntura, acredita-se que essas áreas estejam onde o bloqueio de energia possa estar ocorrendo. As agulhas vêm em uma variedade de espessura e comprimento e são usadas para estimular e abrir canais de energia bloqueados.
Como funciona a Acupuntura para ansiedade?
A acupuntura alivia a ansiedade ao regular o sistema nervoso, especificamente ao trazer os ramos do sistema nervoso autônomo de volta ao equilíbrio. assim como a psicologia, a acupuntura entende que corpo e mente estão integrados, além disso, a ansiedade é um quadro que mostra tal interação, uma vez que possui sintomas tanto físicos como psicológicos.
Com isso, é compreensível que a acupuntura possa trazer benefícios no tratamento de transtornos ansiosos, já que esta terapia busca restabelecer o equilíbrio. Veja os benefícios:
Estimulação de produção de endorfina e serotonina;
Promoção de equilíbrio físico;
Redução da tensão muscular;
Redução de dores musculares e dores de cabeça;
Auxílio na regulação gastrointestinal;
Relaxamento (o que ajuda a reequilibrar a frequência cardíaca);
Reeducação e percepção da respiração (o que promove mais calma e tranquilidade);
Autoconhecimento (pois a ativação de pontos que eram imperceptíveis passam a ser sentidos pelo paciente);
Aumento da eficácia de medicamentos;
Senso de autocuidado.
O que a ciência diz sobre a Acupuntura?
Os resultados de vários estudos sugerem que a acupuntura pode ajudar a aliviar os tipos de dor que costumam ser crônicas, como dor lombar, dor no pescoço e osteoartrite / dor no joelho. Também pode ajudar a reduzir a frequência de dores de cabeça de tensão e prevenir dores de cabeça de enxaqueca. Portanto, a acupuntura parece ser uma opção razoável para as pessoas com dor crônica considerar.
No entanto, as diretrizes de prática clínica são inconsistentes nas recomendações sobre a acupuntura. Os efeitos da acupuntura no cérebro e no corpo e a melhor forma de medi-los estão apenas começando a ser compreendidos.
Evidências atuais sugerem que muitos fatores - como expectativa e crença - que não estão relacionados ao uso de agulhas de acupuntura podem desempenhar papéis importantes nos efeitos benéficos da acupuntura na dor.
O que esperar?
Quando
...