A Depressão
Por: joyceeediane • 4/8/2019 • Monografia • 675 Palavras (3 Páginas) • 378 Visualizações
INTRODUÇÃO
A depressão é uma doença comum que tem como característica uma tristeza profunda e duradoura e pela perda do interesse por atividades que as pessoas normalmente gostam o que prejudica a realização das atividades diárias.
Depressão pode afetar qualquer pessoa. Pode acontecer com homens e mulheres, jovens, idosos e crianças. É mais comum em adultos, mas é preciso uma atenção especial com as crianças que estão em desenvolvimento e ainda tem dificuldade em identificar e expressar o que sentem.
São várias as causas da depressão, depende da história pessoal, de acontecimentos do dia a dia e até condições biológicas. Perda de pessoas queridas, mágoas, rejeição, separação de casais, maus tratos, violência sexual, abuso de álcool e outras drogas. Pessoas que sofrem de doenças crônicas e sentem muita dor. Condições socioeconômicas desfavoráveis, ou, seja, a miséria também favorece o aparecimento da depressão.
Na questão sentimental o doente se sente sobrecarregado, culpado, facilmente irritado, frustrado, falta de confiança, infeliz, indeciso, desapontado, miserável e triste. Constantemente pode ter pensamentos como, “Eu sou um fracasso”, “É minha culpa”, “Nada de bom acontece comigo”, “Eu sou inútil”, “A vida não vale a pena para se viver”, “As pessoas ficarão melhor sem mim”.
O tratamento inclui psicoterapia, medicamentos e alteração nos hábitos e comportamentos das pessoas com depressão. É necessário o apoio da família e a parceria da escola no caso dos jovens.
Se você conhece alguém com depressão escute o que ela tem a dizer. Depressão não é frescura, não é sinal de fraqueza. Toda pessoa merece apoio, respeito e cuidado. Devemos ser acolhedores com as pessoas com sintomas de depressão.
METODOLOGIA
O nosso projeto utilizamos o auxilio da internet onde fizemos algumas pesquisas com a intenção de apresentar a depressão acometida em adolescentes, e suas principais consequências, o tema escolhido para esse projeto foi traçado por ser um assunto muito debatido e aonde índices de pessoas com depressão vem aumentando cada vez mais em nosso pais nos últimos anos.
OBJETIVO GERAL
O foco do projeto é estimular jovens e adolescentes a olhar de uma forma diferente para a doença mental em questão, exterminando o preconceito existente e articulando campanhas de prevenção.
Propondo sempre um dialogo e fazendo de tudo para que aquele adolescente ou jovem se sinta acolhido na turma ou no ambiente onde esteja, Dar espaço para os alunos colocarem seus conflitos, angústias e serem ajudados pelos pares melhora o clima escolar.
Também aconselhar aos pais a terem cuidado com os filhos e sempre estar atento a qualquer mudança brusca no humor e comportamento, acompanhadas de irritabilidade, queixas constantes em relação a problemas físicos, perda de apetite, agitação, ansiedade ou pânico excessivo sem motivo, baixo rendimento escolar e isolamento sociais repentinos.
...