A PNEUMONIA NECROTIZANTE
Por: Edigleison Santos • 28/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 397 Visualizações
2. OBJETIVOS
2. 1. OBJETIVO GERAL
Desenvolver a sistematização da assistência de enfermagem ao paciente portador de PNEUMONIA NECROTIZANTE
2. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Descrever o caso clínico de um paciente portador de PNM NECROTIZANTE.
2. Elencar diagnósticos de enfermagem segundo o NANDA ao paciente portador de PNM NECROTIZANTE.
3. METODOLOGIA.
Trata-se de um estudo de caso clínico do tipo descritivo, na disciplina de clinica médica vivenciado por alunas da graduação do curso de enfermagem em um hospital de Fortaleza, durante o mês de maio, a coleta foi realizada por meio de: anamnese, exame físico e prontuário. Para a elaboração dos diagnósticos de enfermagem , utilizou-se o a Norte American Nursing, Diagnósticos Association.
4. RESULTADOS
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE)
4. 1. HISTÓRICO:
J.L.S.56 ANOS, Sexo masculino, proveniente do Hospital geral de fortaleza, o mesmo reside na rua= Virgílio de Azevedo nº630 no bairro presidente kennedy .Paciente foi admitido na unidade para tratamento clinico no dia 25/03/2015, as 22hs, HD - pneumonia + pós-operatório tardio de colecistectomia. Ao exame consciente, abertura ocular espontânea, afebril, abdome flácido doloroso a palpação no flanco direito FC=78bpm, FR=22rpm, SO2=955%,PA=110/70mmHG. Foi solicitado hemograma completo, sumario de urina, creatinina, glicose, gasometria arterial. Em uso de VM (BIPAP). CNE para gavagem. Segue em jejum aguardando conduta médica.
4.2 EVOLUÇÃO:
J.L.S 56 Anos masculino, no 80º DIH-por –Pneumonia necrotizante+ pós operatório tardio de colecistectomia. Evolui consciente, abertura ocular espontânea, gesticulando suas NHB,s. Gânglios cervicais não palpáveis .Ao exame físico :AC=RCR 2 T S/S, Normocárdico, AP= MVU+. bradipneico, traqueostomizado, em uso de VM (TRILOGY). Abdome flácido refere dor a palpação de flanco direito, presença de RHA. CNE para gavagem, tolerando bem as dietas mantendo cabeceira elevada durante à alimentação. CVC em VSCD para HV + medicação, o mesmo está pérvio sem sinais flógisticos. CVD com débito de (200ml),no momento. MMSS sem edemas, presença de úlceras por pressão na região sacral+trastocanterica esquerda e direita + calcâneo: região sacral de grande extensão cavitária com tecido fibrinado e tecido de granulação: transtocânterica com tecido necrosado e fibrinado, calcâneo com tecido de granulação e bordas sangrante. Realizado curativo com papaína à 4% e 10%. SSVV: SO2=98% P=108bpm, R=22rpm, T=35,6º , PA=90/70mmHg.
4.3. EVOLUÇÃO:
4.4. DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM.
1- DEGLUTIÇÃO PREJUDICADA; relacionado à anomalia de vias aéreas superior, distúrbios respiratórios, obstrução mecânica como por exemplo cânula de traqueostomia ou tumor. Caracterizado por: anomalia na fase esofágica, dificuldade para deglutir e deglutição retardada.
INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM.
Investigar os fatores causadores ou contribuintes
Elevar a cabeceira durante a alimentação
Prevenir e diminuir as secreções espessas
RESULTADOS ESPERADOS.
Melhora na deglutição
Melhor capacidade para deglutir.
2- PADRÃO RESPIRATÓRIO INEFICAZ; relacionado a hiperventilação, fadiga da musculatura respiratória , posição do corpo e ansiedade. Caracterizado por: dispneia, bradipnéia, uso da musculatura acessória para respirar ou fase de expiração diminuída.
INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM.
Auxiliar no auto –cuidado
Manter ambiente tranquilo e calmo
Promover atividade e exercícios
Manter vias aérea permeáveis
RESULTADOS ESPERADOS.
Manter frequência respiratória eficaz
Relatar alívio dos sintomas
3- INTEGRIDADE DA PELE PREJUDICADA; relacionado à pele úmida, circulação prejudicada, imobilização física e extremos de idade. Caracterizado por rompimento da camada da pele, destruição de camadas de pele e prurido.
INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM.
Realizar mudança de decúbito de 2/2 horas.
Manter paciente limpo e seco
Realizar hidratação corporal a cada mudança de decúbito
Identificar estágios de escaras
Manter ambiente tranquilo e calmo
RESULTADOS ESPERADOS.
Identificar os fatores causais da escara
Recuperação completa da pele
4- PADRÃO DE SONO PREJUDICADO ; relacionado à falta de privacidade, iluminação ,interrupções por motivos terapêuticos ou monitoramentos. Caracterizado por: insatisfação com o sono, mudança no padrão normal do sono e capacidade funcional diminuída.
INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM.
Manter ambiente tranquilo e calmo
Promover alívio da dor
Evitar procedimentos desnecessários durante o sono
Limitar as visitas durante os períodos ideais para o sono
RESULTADOS ESPERADOS.
Satisfação plena do sono
Bem estar completo
...