A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica que resulta do processo progressivo de remodelamento
Por: Gabriel Novaes • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 322 Visualizações
A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica que resulta do processo progressivo de remodelamento, no qual forças mecânicas e bioquímicas alteram o tamanho, o formato e a função da capacidade do ventrículo de bombear sangue oxigenado suficiente para atender às demandas metabólicas do corpo.
Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)
A insuficiência cardíaca congestiva é uma síndrome que ocorre devido a um bombeamento inadequado de sangue aos tecidos. Ela desenvolve-se porque a ejeção ventricular é insuficiente para manter o débito cardíaco (volume de sangue bombeado por minuto). Para entender facilmente a ICC é só compararmos a uma"bomba cansada", que não consegue bombear o que deveria. A baixa perfusão tecidual devido a hipotensão leva a ativação de mecanismos compensatórios. Como exemplo temos a ativação do sistema nervoso simpático, que seria a liberação de adrenalina, causando vasoconstrição na tentativa de aumentar a pressão arterial. Também como mecanismo compensatório tem-se o sistema renina angiotensina aldosterona que quando ativado causa retenção de sódio-potássio e consequentemente água, aumentando o volume de líquidos no organismo e causando congestão e edema.
A insuficiência cardíaca congestiva pode ser direita, esquerda ou ambas. Isto vai depender do lado do coração afetado. A insuficiência cardíaca direita causa normalmente ascite (líquido livre na cavidade abdominal) e a esquerda causa edema pulmonar. Os sinais clínicos comumente observados são intolerância ao exercício, tosse, cansaço, desmaios (síncope). A causa da ICC geralmente é alguma doença cardíaca severa como a cardiomiopatia dilatada, endocardiose mitral (fibrose das válvulas), entre outras. O tratamento dos casos iniciais baseia-se na utilização de substâncias inibidoras da enzima conversora da angiotensina (iECA) que pode ser o benazepril, ramipril ou enalapril. O manejo dietético é muito importante e neste inclui alimentação com restrição de sal (sódio). Existem dietas especias com baixa quantidade de sódio (sal), mas quando essa não puder ser adquirida o dono do animal deve ser orientado a não dar comida caseira salgada. Nos casos mais severos os animais necessitam de diuréticos (furosemida, espironolactona) para evitar o acúmulo de líquidos (edema). O tratamento clínico ou manejo da ICC é realizado para melhorar a qualidade de vida do paciente. Atualmente também existem técnicas cirúrgicas como a plicatura ventricular que visa melhorar a qualidade de vida do paciente.
...