Anatomia
Por: Marceloguerra • 4/12/2015 • Trabalho acadêmico • 510 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
4Prova integrada 2014-1
Questões de sociologia
CASO CLÍNICO 1
Paciente masculino, 65 anos, chega à emergência do HUSF apresentando dor precordial de forte intensidade com início há mais ou menos 6 horas que se irradiava para membro superior esquerdo, sudorese fria e palidez cutânea. O paciente apresenta história de hipertensão arterial com uso irregular da medicação e dislipidemia mista (aumento dos níveis de LDL e triglicerídeos).
12) O paciente masculino, que faz uso irregular de medicação, é um caso representativo da relação entre gênero e saúde, pois...
A) as mulheres sofrem de maior incidência de doenças.
B) os homens são menos propensos a buscar cuidados médicos.
C) os fatores biológicos explicam totalmente as diferenças entre gêneros.
D) as mulheres estão em mais desvantagem econômica do que os homens
E) homens sofrem morte por acidentes e violência.
CASO CLÍNICO 2
Paciente feminina, 18 anos, chega à emergência do HUSF queixando-se de “falta de ar”. A paciente apresenta história prévia de vários episódios de dispnéia e refere que melhoravam com o uso de nebulização (broncodilatador) e corticóide. Ao exame clínico, foi verificada a presença de sibilos expiratórios.
CASO CLÍNICO 3
Uma criança, 10 anos, acompanhada dos pais, procura atendimento na UBS. Na anamnese foi verificado que a criança apresentou quadro compatível com amigdalite bacteriana há 10 dias. No momento, a mãe relata que a criança está urinando sangue. Ao exame físico foi constatada a presença de edema.
34) No caso da criança de 10 anos, pode-se pensar na ideia de corpo como signo, ou seja, transmitindo mensagens. É importante para o médico ler as mensagens , considerando aqui que a criança não é a única a expressar sua experiência da doença, já que está acompanhada dos pais. A atitude mais adequada do médico seria.
A) Ouvir somente o relato dos pais.
B) Ouvir somente o relato da criança.
C) Ouvir os relatos de sintomas e sinais.
D) Apenas considerar o relato da criança.
E) Dar atenção ao relato de sintomas e perceber os sinais.
CASO CLÍNICO 4
Paciente feminina de 70 anos foi levada à emergência do HUSF após queda da própria altura. Após avaliação diagnóstica, verifica-se fratura do colo do fêmur.
38) A paciente feminina de 70 anos, como a grande maioria das mulheres na sociedade ocidental, sofre as pressões da “cultura da juventude eterna”, caracterizada por...
A)...abandono e mais tratos.
B)...aumento da expectativa de vida.
C)...negação do direito de envelhecer.
D)...valorização das experiências passadas
E)...dependência dos mais jovens.
39) O caso da paciente acima nos leva à reflexão sobre a morte, pois, aos 70 anos, sua proximidade torna-se mais presente. Segundo alguns autores, o medo da morte é mais acentuado em culturas que enfatizam a finitude da vida individual. De acordo com esses pensadores, uma das opções abaixo, minimizaria o dilema.
A) Não atribuir sentido ao tempo.
...