Atividade Caso I Determinantes Sociais de Saúde
Por: Sávio Marques • 13/12/2015 • Trabalho acadêmico • 429 Palavras (2 Páginas) • 727 Visualizações
Determinantes Sociais de Saúde – Atividade Prática de Saúde
Caso I – 19/10/2015
Diante do caso exposto, é possível evidenciar problemas graves no acesso ao serviço de saúde como: falta de comunicação entre hospitais e centros de saúde, dificultando uma possível transferência; demora no atendimento da paciente, que espera horas na fila; falta de medicamentos, profissionais e equipamentos qualificados; problemas na qualidade do serviço. Ainda é possível notar a falta de assistência mesmo estando a paciente já dentro do centro de saúde. Juntos, esses problemas contribuíram para a morte tanto da mãe quanto do bebê.
Casos como esses poderiam ser evitados adotando medidas simples e eficientes: melhoria na qualidade da comunicação entre os postos de atenção, investindo em softwares que reúnem informações em tempo real para facilitar e agilizar os casos de transferência; organização na gestão dos recursos, equipamentos e profissionais; transparência política, para que os cidadãos conheçam seus direitos e possam exigi-los.
Outro aspecto que favorece o acontecimento de casos como esse é o da corrupção na saúde. Em 2011, houve a divulgação, pela mídia, de que 2,3 bilhões de reais, que seriam destinados à saúde, perderam-se pelo caminho, com desvios irregulares e superfaturamentos. Sem contar os casos de corrupção não divulgados, que acrescem ainda mais este valor, pode-se afirmar que até os dias de hoje somos noticiados sobre corrupção e irregularidades na área da saúde. Esta última que, segundo a Constituição, deve ser um direito de todos e um dever do Estado passa a ser um privilégio de poucos cidadãos abastados, capazes de pagar por hospitais particulares, enquanto os pobres e miseráveis ficam à mercê de um sistema público incapaz de atender às suas necessidades. Tudo isso é acobertado e amparado pela existente corrupção, que requer medidas radicais, ao aplicar a Lei e a Justiça para todos, sem distinção.
...