Farmacologia
Por: MiriamSetra • 14/9/2015 • Relatório de pesquisa • 865 Palavras (4 Páginas) • 298 Visualizações
[pic 1]FACULDADE DE SANTA BÁRBARA D’OESTE
CURSO: ENFERMAGEM/5° SEMESTRE
Farmacologia
Fármacos do S.N.C
Mariana Wonhnrath Boldrin RA: 6694365363
Priscila Setra Clemente RA: 6852468100
Santa Bárbara d’Oeste
Junho/2015
Ansiolíticos
Ansiolíticas são drogas que atuam no SNC diminuindo o estado de alerta, reduzindo a ansiedade e relaxando os músculos.
Os fármacos com ação ansiolítica estão ligados a serotonina, que é um neurotransmissor envolvido na comunicação entre neurônios, sendo esta importante para a percepção e avaliação do meio, ciclo circadiano e apetite.·.
Agonistas dos receptores de serotonina
Esses fármacos atuam como agonista seletivo no 5HT1AR (receptor de serotonina) tendo efeito ansiolítico moderado e não sedativo.
Principal medicamento é a Buspirona.
Inibidores da recaptação de serotonina
Assim como todo neurotransmissor, após ser utilizada na fenda sináptica uma parte da serotonina e recaptada para dentro do neurônio, essa classe farmacêutica inibe essa receptação fazendo com que haja mais serotonina disponível na fenda sináptica.
Os inibidores da recaptação de serotonina são subdivido em:
Antidepressivos Tricíclicos (ATC) – inibem a receptação através dos bloqueios dos transportadores da receptação, são eles amitriptilina, a desipramina, a nortriptilina e a clomipramina.
Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) – têm eficiência semelhante aos ATC, porém, são mais amplamente utilizados devido à maior seletividade e menores efeitos adversos. Principais medicamentos: citalopram, fluvoxamina, paroxetina, sertralina e o escitalopram.
Inibidores da Recaptação de Serotonina–Norepinefrina – utilizados em uma população significativa de pacientes que respondem apenas parcialmente aos ISRS quando há outras afecções ou transtornos psiquiátricos co-mórbidos.
Principais medicamentos: venlafaxina e a duloxetina.
Sedativos hipnóticos
Os agentes sedativos hipnóticos têm a função de deprimir o SNC para produzir sedação, coma e anestesia cirúrgica. São classes farmacológicas que produzem esse efeito:
Benzodiazepínicos
Os benzodiazepínicos potencializam a regulação dos canais na presença de GABA, ácido alfa aminobutírico,que é o principal aminoácido inibitório que, ao ligar-se ao receptor como um neurotransmissor, tem efeito depressor sobre o SNC.
Os benzodiazepínicos quando administrados antes da anestesia geral em procedimentos cirúrgicos, reduzem a necessidade de outros agentes hipnóticos. São utilizados como sedativos Midazolan, Clonazepan e Lorazepan.
O efeito ansiolítico dos benzodiazepínicos se dá através da inibição de sinapses no sistema límbico, região do SNC responsável pelo controle emocional e com grande densidade de receptores GABAa.
Os principais medicamentos são: Diazepan, Alprazolan e Clonazepan.
Barbitúricos
Os barbitúricos anestésicos possuem atividade atuam como agonistas dos receptores GABAa, aumentando a resposta desses receptores.São afetados por esses fármacos a medula espinhal e o tronco cefálico.
O aumento dessa transmissão GABAérgica nos neurônios motores da medula espinhal causa relaxamento dos músculos e supressão dos reflexos, e no tronco cefálico causa sedação, amnésia e perda de consciência. São afetados por esses fármacos a medula espinhal e o tronco cefálico.
São barbitúricos utilizados para sedação: o tiopental, o pentobarbital e o metoexital.
Opióides
Os opióides incluem agonista integrais, agonista parciais e antagonistas.
Um dos principais neurotransmissor inibitório no corno dorsal da medula espinhal é o peptídeo opióides.
Regulação inibitória da neurotransmissão: São liberados por neurônios descendentes em nível pré-sináptico e pós-sináptico inibindo a neurotransmissão. Inibem a transmissão sináptica e são liberados em vários locais do SNC em respostas de estímulo.
Os receptores opióides são divididos em três classes:
- analgesias induzida pela morfina
- dimorfinas
- endomorfina
Mecanismo de Ação: Produzem analgesia através de sua ação no tronco encefálico, alteram o humor, produzem sedação e diminuem a reação emocional e dor. O opióides aumenta a atividade das células que fornecem intervenção inibitória descendente à medula espinhal. Inibem a liberação das vesículas sinápticas dos aferentes primários e hiperpolarizam os neurônios pós-sinápticos.
Principais medicamentos: morfina, codeína e naloxona.
Antidepressivos
Antes do tratamento, os neurotransmissores são liberados em níveis patologicamente baixos e exercem níveis de retroalimentação auto inibitória em estado de equilíbrio dinâmico. O efeito final consiste em nível basal anormalmente baixo de atividades dos receptores pós-sinápticos (sinalização)
...