PRÁTICA DE ANATOMIA HUMANA – SISTEMA CARDIOVASCULAR
Por: Francisco Antonino Sousa • 15/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 865 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO – PARNAÍBA
BACHARELADO EM MEDICINA
MÓDULO: BASES DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS II
SUBMÓDULO: ANATOMIA HUMANA
PROFESSORA: DRA.
PRÁTICA DE ANATOMIA HUMANA – SISTEMA CARDIOVASCULAR
FRANCISCO ANTONINO SAMPAIO SOUSA
MAT. 20169051778
PARNAÍBA
MAIO / 2017
PRÁTICA DE ANATOMIA HUMANA – SISTEMA CARDIOVASCULAR
I – Coração: partes e coronárias; explicar a dominância
O coração encontra-se no mediastino inferior médio, posteriormente ao esterno. Uma porção maior do coração é encontrada à esquerda da linha média, devido à posição assimétrica do mesmo.
Partes:
- Base do coração: direcionada para a direita, para cima e para trás, com a entrada e a saída de vasos.
- Ápice do coração: direcionada para a esquerda, para baixo e para frente.
- Três superfícies: denominadas de acordo com as paredes torácicas adjacentes:
- Face esternocostal
Pode-se ver principalmente o ventrículo direito, delimitado do ventrículo esquerdo pelo sulco interventricular anterior. O ventrículo esquerdo forma a margem cardíaca esquerda e o ápice do coração. O sulco interventricular anterior contém o ramo interventricular anterior da artéria coronária esquerda e a veia interventricular anterior. Os átrios (direito e esquerdo) são delimitados dos ventrículos pelo sulco coronário. A aurícula direita se relaciona com a origem da aorta (parte ascendente) e a aurícula esquerda com o tronco pulmonar. O pericárdio envolve uma parte das artérias próximas ao coração.
- Face diafragmática
Formada pelos dois ventrículos e pelo átrio direito com a desembocadura da veia cava inferior.
- Face posterior
Observa-se o arco da aorta (crossa da aorta) que cruza superiormente o tronco pulmonar, e dá origem às artérias do tronco braquicefálico, carótida comum esquerda e subclávia esquerda. Observa-se também a desembocadura das veias pulmonares no átrio esquerdo e as veias cavas no átrio direito, o seio coronário que separa o ventrículo esquerdo do átrio esquerdo.
O lado direito do coração bombeia sangue pouco oxigenado, já o lado esquerdo, sangue oxigenado. O sangue chega ao átrio direito vindo pelas veias cavas superior e inferior, passando para o ventrículo direito pela valva tricúspide (3 cúspides: válvulas septal, anterior e posterior) em sua maior proporção pela gravidade. Do ventrículo direito, passa pela valva pulmonar para a tronco pulmonar, que se bifurca levando o sangue aos pulmões. Ocorre então hematose, voltando o sangue para o lado esquerdo do coração. Chegando ao átrio esquerdo pelas veias pulmonares, passam para o ventrículo esquerdo pela valva mitral (2 cúspides: válvulas anterior e posterior). Do ventrículo esquerdo, o sangue volta à circulação sistêmica passando para aorta pela valva aórtica.
As artérias coronárias direita e esquerda têm origem nos seios da aorta direito e esquerdo, respectivamente. A artéria coronária direita passa para o lado direito do tronco pulmonar, seguindo no sulco coronário. Próximo de sua origem emite o ramo do nó sinoatrial ascendente. Desse no sulco coronário e emite o ramo marginal direito. Após esse ramo, vira para a esquerda e continua no sulco coronário até a face posterior do coração. Na cruz do coração, dá origem ao ramo do nó atrioventricular.
A artéria coronária esquerda passa entre a aurícula esquerda e o lado esquerdo do tronco pulmonar e segue no sulco coronário. Quando atinge a extremidade superior do sulco interventricular anterior, divide-se em dois ramos: interventricular (IV) anterior e circunflexo. O ramo IV anterior segue até o ápice do coração, fazendo uma volta ao redor da margem inferior do coração, podendo fazer anastomose com o ramo IV posterior da artéria coronária direita. O ramo circunflexo acompanha o sulco coronário até a face posterior do coração.
O domínio do sistema arterial coronário é definido pela artéria que dá origem ao ramo interventricular posterior. Em 67% das pessoas o domínio é da artéria coronária direita.
II – Principais ramos da artéria aorta
- Parte ascendente da aorta: origina-se do ventrículo esquerdo e se dilata formando o bulbo da aorta, próximo ao coração.
- Arco da aorta: curvatura da aorta entre as partes ascendente e descendente da aorta, se vira à esquerda e dorsalmente, podendo apresentar nesse ponto o istmo da aorta.
- Parte descendente: constituída pelas partes torácica e abdominal da aorta, de onde se bifurca formando as artérias ilíacas, que suprem a pelve e MMII.
Artérias que suprem cabeça e pescoço, derivadas da aorta:
- Tronco braquiocefálico, que forma as artérias carótida comum direita e subclávia direita
- Artéria tireóidea ima (10% das pessoas)
- Artéria carótida comum esquerda
- Artéria subclávia esquerda
Artérias que suprem o tórax:
- Artéria coronárias direita e esquerda
- Ramos traqueais
- Ramos pericárdicos
- Ramos brônquicos
- Ramos esofágicos
- Artérias intercostais posteriores e anteriores
- Artérias frênicas superiores direita e esquerda
III – Veias e linfáticos do tórax
Veia cava superior (VCS): se origina da confluência das duas veias braquiocefálicas e vindo da região cranial, desemboca no átrio direito.
Veia cava inferior (VCI): trajeto pequeno no tórax (cerca de 1 cm). Recolhe sangue das regiões abdominais, pélvica e MMII.
...