TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IDENTIFICAÇÃO DE AMINIÁCIDOS

Por:   •  13/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

        

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO

Disciplina: Fundamentos da Bioquímica

Turma: 3002

Professor: Ronaldo Magno Rocha

Data da Experiência: 03/09/2021

Data da Entrega: 10/09/2021

Experiência: Identificação de Aminoácidos

Alunos: Armando da Silva Junior

              Kairy Sulenne da Silva Diniz

              Laiza Silva Luz

              Rayane Cristina Cavalheiro Almeida

2º SEMESTRE / 2021

  1. INTRODUÇÃO

Os aminoácidos são constituintes que fornecem unidades monoméricas a partir das quais longas cadeias polipeptídicas são sintetizadas e por sua vez irão formar as proteínas, as moléculas mais abundantes e com maior diversidade de funções nos sistemas vivos. Embora mais de 300 aminoácidos diferentes tenham sido descritos a partir de fontes naturais, apenas 20 deles são normalmente encontrados como constituintes de proteínas em mamíferos. A sua estrutura apresenta um carbono quiral (carbono α), ligados a um grupo carboxila (COOH), um grupo amino (-NH2), uma cadeia lateral distinta ou grupo “R” e um átomo de hidrogênio. Além de apresentarem essas estruturas, os aminoácidos são classificados biologicamente como essenciais e não essenciais. Os essenciais são aqueles aminoácidos que o organismo não tem a capacidade de produzir, ou seja, essas moléculas são obtidas por meio da ingestão de alimentos. Os aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo tem a capacidade de sintetizar através de vias metabólicas. Entretanto, os dois grupos de aminoácidos exercem funções importantes para o organismo seja ela nutricional ou em vias metabólicas. Os aminoácidos e as proteínas reagem com uma variedade de compostos, formando produtos coloridos. A maioria destas reações se dá pela presença de ligações ou grupos químicos específicos. Existem reações de coloração que são específicas para certos grupos funcionais de aminoácidos encontrados nas proteínas, enquanto outras reações, chamadas de gerais, caracterizam grupamentos comuns a todas as proteínas. Uma reação considerada geral é a reação da ninhidrina, que caracteriza grupamentos amino e ligações peptídicas, respectivamente. Os grupos αamino de aminoácidos livres, grupos amino terminais de peptídeos e proteínas, irão reagir com a ninhidrina formando um produto de cor violeta, quando a solução é aquecida. A intensidade da cor é proporcional à concentração de aminoácidos. Estudar a caracterização de proteínas com reação de coloração é uma importante forma de aproximar os alunos de conteúdos trabalhados em sala de aula. As suas aplicabilidades no cotidiano: Neste contexto, a reação da ninhidrina se enquadra como uma forma prática, objetiva e de baixo custo para demonstrar conceitos teóricos referentes ao estudo estrutural de aminoácidos e proteínas.

  1. OBJETIVO

Realizar a identificação de aminoácidos e demonstrar as reações de coloração, por meio do teste de ninhidrina, que é um produto químico utilizado para a detecção de aminas primárias, particularmente de aminoácidos. Ao reagir com essas aminas livres, uma cor azul escura ou roxa, é produzida.

  1. METODOLOGIA EXPERIMENTAL

O estudo em questão tem como fundamento a identificação de aminoácidos por meio do teste de Ninhidrina, que é um composto químico que reage com o grupamento amina, alterando coloração.

  1.  Reagentes e Materiais

Foi utilizado Alanina (A), Prolina (PRO), Solução da proteína do ovo (PTN) e o soro fisiológico (B).

Materiais utilizados para estudo:

 Tubo de ensaio

 Becker 50ml

 Pipeta paster

  1.  Procedimento Experimental

O experimento foi realizado no laboratório de Bioquímica, da Universidade Estácio em Belém PA. A aula prática foi trabalhada com alunos da graduação em Nutrição, onde a primeira etapa foi a entrega dos protocolos de aula, seguida de uma breve explanação teórica. A turma foi dividida em equipes, formadas por 4 alunos.

Os seguintes reagentes foram utilizados na preparação:

1ML de Ninhidrina + Alanina (A)

1ML de Ninhidrina + Prolina (PRO)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com