A Identificação de Proteínas
Por: ilanna_rb • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 756 Palavras (4 Páginas) • 594 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA
NUTRIÇÃO 2º PERÍODO VESPERTINO
BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS
IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS
CAXIAS – MA
2014
ILANNA RIBEIRO
IDENTIFICAÇÃO DE PROTEINAS
CAXIAS – MA
2014
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
MATERIAIS
METODOLOGIA
RESULTADOS
DISCURSÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
RESUMO
Esta prática teve como objetivos caracterizar a presença de material biológico em proteínas através de testes que reconheçam a presença de peptídeos com resíduos de aminoácidos (reação do biureto); a presença de aminoácidos sulfurados (reação para aminoácidos sulfurados). Procurou-se também na realização da prática reconhecer as proteínas como moléculas eletricamente carregadas, avaliando a influência da temperatura sobre a solubilidade das proteínas.
INTRODUÇÃO
Proteínas são polímeros biológicos com elevadas massas molares formadas por unidades fundamentais (monômeros) denominadas aminoácidos. As proteínas são os componentes químicos mais importantes do ponto de vista estrutural, pois estão presentes em todas as partes da célula. São também fundamentais para o funcionamento do organismo, uma vez que o controle das reações químicas depende das enzimas, que são moléculas de proteínas. Dessa forma, pode-se afirmar que toda enzima um exemplo de proteína, mas nem toda proteína é um exemplo de enzima. (PERUZZO, 1998.)
Por serem formadas por aminoácidos e considerando-se que os aminoácidos aromáticos absorvem luz na região ultravioleta, as proteínas, em geral, podem ser detectadas através da absorção de luz a 280 nm. No entanto, a detecção de proteínas em materiais biológicos envolve reações específicas com determinados reativos, os quais originam substâncias coloridas que absorvem luz na região visível, permitindo a sua quantificação. Dentre os métodos utilizados, situa-se o método do biureto, que é baseado na reação do sulfato de cobre em meio alcalino (reativo do biureto) com proteínas e peptídeos (no mínimo tripeptídeos) (IB/UFF, 2013). As ligações peptídicas das proteínas (-CONH-) reagem com os íons cúpricos, em meio alcalino, formando um complexo de coloração violeta que é proporcional ao teor das Proteínas no meio (BIOCLIN, 2013).
OBJETIVO
• Reconhecer proteínas utilizando reações.
• Caracterizar as proteínas.
MATERIAIS
• Tubo de ensaio
• Pinça de madeira
• Hidróxido de Sódio
• Ácido Nítrico
• Banho Maria
METODOLOGIA
A – Reação de xanto – proteína:
Colocamos 2 ml de solução de Albumina no tubo de ensaio vazio e adicionamos 1 ml de Ácido Nítrico. Em seguida, aquecemos durante 1 minuto e deixamos esfriar para adicionar 2 ml de hidróxido de sódio. Observamos a mudança de cor.
B – Reação de biureto:
Colocamos 3 ml de albumina, adicionamos 0,5 ml de hidróxido de sódio e agitamos suavemente. Para finalizar, gotejamos 4 gotas de sulfato de cobre.
...