ATPS de nutrição
Por: vtsouza • 3/5/2015 • Projeto de pesquisa • 484 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
Nota-se, na atualidade, que diversas pessoas vêm lutando contra o peso o que faz com que surjam diversas questões acerca de peso ideal que se deve ter. Tais questões estão ligadas à existência de uma fórmula correta para perder peso; métodos eficazes, exercícios físicos, nutrição, simpatias, dietas “milagrosas”. No tocante aos motivos que levam às pessoas a procurarem perder peso, as questões estão ligadas à aparência, saúde, autoestima, beleza, dentre outras.
Com tantas informações acerca de pessoas lutando contra o peso, surgiram diversas questões acerca de peso ideal que se deve ter: Será que estas pessoas que vivem à busca de um peso ideal sabem a fórmula correta para alcançar tal objetivo? O que as pessoas pensam sobre métodos de perda de peso? Seriam os exercícios físicos os responsáveis por esta perda? Ou a Nutrição? Teriam outros métodos? Simpatias? Dietas milagrosas? Ou seriam os exercícios físicos juntamente com a nutrição os responsáveis pela perda de peso? E porque alguém deseja perder peso? Uma boa aparência? Sentir-se saudável? Agradar aos outros? Melhorar a autoestima? Cuidar da saúde?
É interessante notar que muitas pessoas se motivam a perder peso em razão da aparência, ao invés de se preocuparem com os riscos da obesidade em longo prazo.
Para muitos, o peso e a aparência tornam-se uma obsessão e esta obsessão é cuidadosamente programada pela mídia, em cada um de nós, até que percebemos que nunca seremos tão magros. A obsessão pelo controle de peso conduz a um processo de alimentação perigoso e compulsivo, levando-os a sérias consequências e, às vezes, para um caminho sem volta.
Em relação ao período mais próximo aos nossos dias, particularmente a partir da revolução industrial, a tecnologia tem avançado em velocidade assombrosa. Daquela época aos dias de hoje, verifica-se notável transformação de uma sociedade rural e fisicamente ativa, em uma população de ansiosos e aborrecidos habitantes urbanos, com poucas oportunidades para desenvolver atividades físicas.
Uma série de transformações ocorreu no estado de saúde dos indivíduos ao longo da transição da era agrícola para a era industrial, continuando a ocorrer na atual era da informatização. O estilo de vida passou a ter característica mais sedentária, tendo como conseqüência aumento no perfil lipídico; a alimentação perdeu muito do seu aspecto natural com inclusão de produtos com aditivos químicos; o meio ambiente passou a ser mais agressivo com crescente poluição e contaminação ambiental; e o estresse emocional causado pela maior competitividade da vida moderna passou a impor ao ser humano constante adaptação para superar os obstáculos de tantas mudanças ocorridas no curto espaço de tempo dos últimos 200 anos. Embora nos dias de hoje a relação entre mudanças no estilo de vida e o aumento no índice de mortalidade decorrentes de doenças cardiovasculares, possa parecer óbvio, na década de 40 tal correlação não estava tão clara. Na medida que o homem migra do campo para cidade, parecer haver um aumento na predisposição de se contrair doenças cardiovasculares.
...