O Sistema Esquéletico e Sistema Muscular (Músculo Estriado Esquelético)
Por: Ariane Silva • 16/5/2022 • Relatório de pesquisa • 4.127 Palavras (17 Páginas) • 180 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
CURSO: NUTRIÇÃO DISCIPLINA: ANATOMIA
R.A: 2164397 POLO: ASA SUL
DATA: 27/09/2021
Aula 1 - Sistema Esquéletico e Sistema Muscular (Músculo Estriado Esquelético)
Roteiro 1
Título: Anatomia do Esqueleto Axial
O sistema esquelético humano consiste em 206 ossos. Tem como funções principais promover locomoção, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e armazenar cálcio. Ele é dividido em duas partes, são elas: esqueleto axial e esqueleto apencicular. O esqueleto axial é composto pelos ossos do crânio, o hioide, o tórax e a coluna vertebral.
CRÂNIO: representado pelo neurocrânio e viscerocrânio. O neurocrânio é compõem a cavidade craniana, onde se aloja o encéfalo. Possui 08 ossos (fora os ossículos do ouvido) que são: osso frontal que é localizado na frente que chamamos de testa, osso parietal direito e esquerdo responsável por formar o teto do crânio, osso occipital localizado na parte posterior do crânio, ossos temporais localizado nas laterais do crânio, osso esfenoide localizado na base do crânio antes dos temporais e o osso etmoide localizado na parte anterior do crânio. O viscerocrânio refere-se à face. Possui 14 ossos sendo eles: os nasais que é um par de ossos localizados na face e faz o contorno inicial do nariz, o zigomático que faz ponte entre neurocrânio e viscerocrânio e forma as maçãs do rosto, o palatino fica localizado entre o osso esfenoide e o maxilar. O maxilar responsável pelas expressões faciais e forma a maior parte do tecido muscular, a mandíbula que forma o queixo e o contorno facial e é ele que nos permite a abrir a boca para comer, falar e mastigar. O lacrimal, osso que abriga o saco lacrimal, o vômer é osso que compõe o septo nasal criando uma divisão entre os dois lados da cavidade nasal e as conchas nasais que está localizada ao longo da parede lateral da cavidade nasal.
HIOIDE: o formato dele é em U e é um componente único no esqueleto axial, pois não se articula em nenhum outro osso. Fica localizado no trígono cervical anterior, entre e a mandíbula e a laringe. Ele dá o suporte da língua fornecendo locais de fixação para alguns músculos da língua e para músculos do pescoço e da faringe.
COLUNA VERTEBRAL: geralmente, formada por 33 vértebras. Sete vértebras (C1 a C7), 12 vértebras (T1 a T12), 5 lombares (L1 a L5). Logo abaixo da L5, temos o sacro, um osso chato que consiste em 5 vértebras e por fim temos o cóccix que consiste em 4 vértebras.
CAIXA TORÁCICA: formada por 12 pares de costelas, sendo eles 7 pares de costela verdadeiras, 3 pares de costelas falsas (recebe esse nome porquê suas cartilagens não se unem ao osso esterno) e 2 pares de costelas flutuantes. A caixa torácica tem como função proteger os órgãos nas cavidades abdominal superior e torácica e também fornece suporte nos ossos dos membros superiores.
Roteiros 2 e 3
Título: Anatomia do Esqueleto Apendicular
O sistema esquéletico apendicular é composto pelos menos ossos dos membros superiores e inferiores. A função básica do esqueleto apendicular são os movimentos.
Membros superiores: consiste nos ossos do braço, antebraço e da mão. O osso do braço chamamos de úmero e é o osso mais longo e maior do membro superior. No antebraço temos tenos o rádio e a ulna. São ossos longos e paralelos. Na posição anatômica, encontramos o rádio na parte lateral e a ulna na parte medial do corpo humano. A mão é formada pelos ossos do carpo, metacarpo e as falanges. O carpo é formado por 8 ossos, proximal e distal dividio em duas fileiras. Na fileira proximal de lateral para medial temos os ossos: escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na fileira distal, de lateral para medial temos os ossos: trapézio, trapezóide, capitato e hamato. Também encontramos na mão os ossos do metacarpo que são numerados de lateral para medial (I-II-III-IV-V), eles são classificados como ossos longos. E temos as falanges proximal, medial e distal, exceto no polegar que temos apenas duas falanges, a proximal e distal.
Membros inferiores: consiste nos ossos da coxa, da perna e do pé. Os membros inferiores são unidos ao tronco pela cintura pélvica. A cintura pélvica é formada pelo quadril. O osso da coxa chamamos de fêmur e é o maior osso do corpo humano. A perna tem dois ossos, a tíbia (medialmente), e a fíbula (lateral da perna). No pé temos os ossos do tarso, do metatarso e as falanges. No tarso temos 7 ossos, são eles: o calcâneo, o tálus (segundo maior osso do tarso), o navicular (á frente desse osso temos 3 ossos, os cuneiformes), o cuboide e os cuneiformes medial, intermédio e lateral. No esqueleto dos pés também temos os ossos metatarsais (I-II-III-IV-V), ossos longos dos pés e também as falanges proximal, medial e distal, exceto no hálux que também apresenta apenas duas falanges, a proximal e a distal. Entre a coxa e a perna nós temos o joelho, onde encontramos a patela.
Cintura pélvica e escapular: cintura pélvica é composta pelos ossos do quadril ou podemos chamar também de ossos pélvicos. Cintura escapular compõe os ossos do esqueleto apendicular e é formada pelos ossos da clavícula e a escápula.
Roteiro 4
Título: Anatomia das Articulções
As articulações são as junções de dois ou mais osso. As articulações tem várias formas e funções. Algumas articulações permitem um grande movimento e outras não permitem movimentos ou permitem movimentos pequenos, movimentos curtos. Existem três tipos de articulações no corpo: as fibrosas, as cartilagíneas e as sinoviais.
Articulações Fribrosas: chamamos também de sinartroses. São as articulações que se situam entre um osso e outro. Os ossos são unidos por um tecido fibroso e justamente pela presença desse tecido fibroso, essas articulações não permitem nenhum movimento ou permitem movimentos mais limitados. Os príncipais tipos de articulação fibrosa são as suturas e a sidesmose.
Articulações Cartilagíneas: chamamos também de anfiartrose. Apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, assim facilitando o deslizamento de osso com osso. Existem dois tipo principais de cartilagíneas, que são: as sicondroses e as sínfises.
...