O Sistema Linfático
Por: Debora Kristina • 24/4/2023 • Trabalho acadêmico • 831 Palavras (4 Páginas) • 87 Visualizações
Instituição
Sistema Linfático
Estudo dirigido apresentado ao curso de Nutrição da .... como requisito avaliativo da disciplina de ...
Professor
Curitiba - PR
Ano
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO............................................................................04
- DESENVOLVIMENTO................................................................05
- Fisiologia................................................................................05
- Anatomia................................................................................06
- Interação com outros sistemas..............................................07
- Referências............................................................................08
- Introdução
Segundo a pesquisa o sistema linfático é um dos mais importantes sistemas de defesa do corpo humano. Tem inicio no mesoderma, onde se originam diversos tecidos, como o muscular, conjuntivo e vascular, funcionando em conjunto com o sistema circulatório, suas principais funções são: remoção de liquido intersticial, realizando uma reciclagem, retirando proteínas e ácidos graxos e realizando a devolução a corrente sanguínea. O sistema linfático se subdivide em capilares linfáticos: que são pequenos vasos que são responsáveis em coletar a linfa de vários órgãos e tecidos. Os pré-coletores que são quem intermediam capilares e vasos linfáticos. Os vasos linfáticos que são quem conduzem a linfa dos capilares ate a corrente sanguínea. Os ductos linfáticos são os maiores vasos do corpo se originam no abdômen e se desbocam nas veias subclávia direita em junção com a veia jugular interna direita. Suas funções fundamentais, são produzir, manter e distribuir os linfócitos. Os linfócitos são essenciais para os mecanismos de defesa normais do corpo, são produzidos e armazenados no interior dos órgãos linfáticos, que são: o baço, timo e medula óssea. São classificados como primários ou secundários, as primarias contem células tronco que se divide para produzir células filhas que se diferenciam em linfócitos B, T, ou NK, e a medula óssea do adulto são as estruturas linfáticas primarias. A maioria das respostas imunológicas e iniciada nas estruturas linfáticas secundarias.
- Desenvolvimento
- Fisiologia
O sistema linfático é uma rede de pequenos órgãos, chamados de linfonodos, e tubos, chamados de vasos linfáticos, por meio dos quais a linfa (um líquido derivado do líquido intersticial) flui. Pequenas quantidades de líquido intersticial entram continuamente nos capilares linfáticos por fluxo de massa, esse líquido linfático flui dos capilares linfáticos para o conjunto seguinte de vasos linfáticos, os quais convergem para formar vasos linfáticos cada vez maiores, por fim, toda a rede termina em dois grandes ductos linfáticos que drenam para as veias próximo à junção das veias jugular e subclávia, na parte superior do tórax. Válvulas nessas junções possibilitam apenas um fluxo unidirecional, dos ductos linfáticos para as veias. Por conseguinte, os vasos linfáticos transportam líquido intersticial para o sistema circulatório.
- Anatomia
[pic 1]
- Interação com outros sistemas
O sistema linfático faz interações importantes para o equilíbrio do corpo humano. A primeira interação é com o sistema imunológico. Essa interação mantém o corpo seguro de ameaças de vírus, bactérias e microrganismos que se proliferam em nosso ambiente. Para que se mantenha o corpo saudável e seguro o sistema linfático produz, mantém e distribui os linfócitos pelo nosso corpo.
Os linfócitos são as principais células do sistema linfático, sendo responsáveis pela imunidade especifica, são produzidos e armazenados no interior dos órgãos linfáticos, migrando por todo o organismo, movendo-se nos tecidos periféricos e retornando a corrente sanguínea através do sistema linfático. Os vasos linfáticos possuem nódulos ou gânglios linfáticos, abundantes em regiões como as virilhas, axilas e pescoço que auxiliam na defesa.
...