O que é ser vegetariano?
Por: tauinig • 11/9/2016 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
O que é ser vegetariano?
Do ponto de vista nutricional, ser vegetariano significa excluir de sua alimentação todos os tipos de carnes, aves, peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos. (SBV, 2012)
Diferentes formas de vegetarianismo
A inclusão ou exclusão de produtos derivados de animais no cardápio diário é o que determina o tipo de vegetarianismo adotado:
VEGETARIANO ESTRITO - não consome nenhum tipo de carne, ovos, mel, laticínios e produtos que incluam derivados animais entre os ingredientes, como gelatina, albumina, proteínas do leite, alguns corantes e espessantes.
LACTOVEGETARIANO - não consome nenhum tipo de carne nem ovos, mas utiliza laticínios. OVOVEGETARIANO - não consome nenhum tipo de carne nem laticínios, mas utiliza ovos. OVOLACTOVEGETARIANO - não consome nenhum tipo de carne, mas utiliza ovos e laticínios.
Motivos que levam ao vegetarianismo
São diversos os motivos que levam os indivíduos a se tornarem vegetarianos:
1. Ética Animal
Os animais são sencientes (capazes de sofrer e sentir prazer e felicidade), por isso a escolha vegetariana é uma escolha de não compactuar com a exploração, confinamento e abate destes animais.
2. Saúde
Diversos estudos associam efeitos positivos de saúde com a maior utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos oriundos do reino animal, uma vez que o consumo destes esta esta associado ao risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.
3. Fome e dignidade humana (humanitários)
Além de hospedar a maior parte do trabalho escravo no Brasil, a atividade pecuária contribui significativamente para o desperdício global de alimentos, uma vez que são consumidos de 2 a 10 Kg de proteína vegetal (por exemplo, soja) para produzir apenas 1 Kg de proteína de origem animal.
4. Meio ambiente Segundo a ONU, o setor de produção animal é um dos maiores responsáveis pelos mais sérios problemas ambientais.
5. Economia: boa parte da população mundial subsiste com dietas vegetarianas, ou quase vegetarianas, porque não pode comprar carne. A economia pode moldar as decisões políticas e ditar a escolha dos alimentos;
6. Religião: A abordagem ao vegetarianismo dada por várias religiões parece ir dos jainistas, com seu respeito total à vida, passando pelos budistas, até certas ordens cristãs que a praticam;
A alimentação vegetariana pode ser adotada com segurança em todas as fases da vida, incluindo a infância e a gestação.
O único nutriente que talvez precise ser complementado, mesmo com uma alimentação bem planejada, é a vitamina B12, pois esta só esta presente em quantidades significativas nos alimentos de origem animal.
Os demais nutrientes podem ser obtidos com abundância e boa biodisponibilidade em todas as dietas vegetarianas, inclusive a estrita.
Referência: SLYWITCH, Eric. Alimentação vegetariana. Disponível em:
...